• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, abril 25, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Manchete

No Piauí, mais de 5 mil processos de reconhecimento de paternidade tramitam no TJ

10 de agosto de 2021
CurtirCompartilhar


Jovem de 26 anos teve o reconhecimento do pai em Piripiri

Neste domingo, 8 de agosto, é comemorado o Dia dos Pais. No Piauí, mais de 5 mil (5.441) processos tramitam no Tribunal de Justiça sobre reconhecimento e averiguação de paternidade. O número era ainda maior, já que 3222 processos foram baixados graças a um projeto do judiciário piauiense chamado de (A) gosto do Pai.

Segundo a Juíza da Comarca de Piripiri, Fátima Leite, o programa tem como objetivo reconstruir histórias e garantir o direito fundamental de todo cidadão à sua identidade genética.

“Reconhecer a identidade genética é proporcionar as condições para desenvolvimento emocional saudável. Nesse sentido, o projeto (A) gosto do Pai é um mecanismo de efetivação e proteção de importantes princípios constitucionais, em especial, o princípio da dignidade da pessoa humana e o dever de proteção da unidade familiar”, explica a magistrada.

Igor Rafael dos Santos Portela, 26 anos, é um dos beneficiados do programa. Em 27 de novembro de 2020 ele foi finalmente reconhecido pelo pai, João Portela Teixeira. Ao abrir o envelope, o jovem conta que sua vida mudou. A primeira alteração foi ter o nome do pai incluído na Certidão de Nascimento.

“Foi uma mudança de vida, melhor do que ganhar na loteria. Desde criança tinha muita vontade de conhecer meu pai, e minha mãe nunca negou quem era ele, pois sempre teve certeza. E tive essa certeza quando conheci meus avós paternos que sempre me reconheceram, mas ainda não estava comprovado”, disse.

O (A) gosto do pai é uma ação gratuita destinada a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Além da perícia em processos com pendências de exames de DNA, o projeto prevê ainda o julgamento dos processos com base na presunção de paternidade, na hipótese do suposto pai não atender a determinação do exame de DNA. 

“No dia, chorei de alegria quando abri o envelope e vi 99,99% de chance de ser filho dele. Meu pai sempre foi o que imaginei, uma pessoa doce, educada e simpática. Por mais que a gente não tivesse contato, um com outro, sempre acompanhei ele pelas redes sociais e sempre me inspirei nele. Hoje, eu posso dizer que tenho um pai graças ao projeto do CEJUSC. Esse projeto caiu como uma luva na minha vida”, declarou o jovem, que comemora este ano a data ao lado do seu pai.

O (A)gosto do Pai conta com o apoio do Ministério Público do Piauí, da Defensoria Pública do Piauí e do Laboratório Central (Lacen).

Com informações do TJ

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais
  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais

24 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In