• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sexta-feira, junho 13, 2025
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Piauí é o primeiro a vacinar pessoas com deficiência contra Covid-19

21 de março de 2021
CurtirCompartilhar

Neste domingo (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o Piauí se torna o primeiro estado brasileiro a vacinar pessoas com deficiência contra a Covid-19.

Em ato simbólico realizado no Centro Integrado de Reabilitação -CEIR, cinco piauienses receberam a primeira dose do imunizante. Foram vacinados Pedro de Almeida Neto[síndrome de down], Walter dos Santos Falcão [autista],Francisco Pereira Torres[cadeirante], Iraci Matos [deficiência visual] e Bernardo Farias Couto [surdo].

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias. 

O Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência , Mauro Eduardo, ressaltou a importância da vacinação de pessoas com deficiência.  O gestor explica que este público é muito vulnerável ao coronavírus porque a maioria possui comorbidades. 

“É um momento ímpar. As pessoas com deficiência são muito vulneráveis a esse vírus. Esse vírus é muito letal para essas pessoas. Posso citar aqui uma pessoa com síndrome de down.  Existe pesquisa na Universidade de Oxford que mostra que o vírus nelas é 10 vezes mais letal, por exemplo”, explica.

Neste primeiro momento mil pessoas com deficiência em todo Piauí receberão as duas doses da vacina. O imunizante será distribuído de acordo com a proporcionalidade do quantitativo de deficiência de cada município. Inicialmente, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais  de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

Foto:Herlon Moraes

“O quantitativo de vacina ainda é muito pequeno, não só para a pessoas com deficiência, mas para todo público. Mas,  graças a Deus, estamos dando o pontapé inicial. O Piauí é o primeiro estado da federação a iniciar imunização de pessoa com deficiência contra a covid 19”, ressalta Mauro Eduardo.

Além de Mauro Eduardo, participaram do ato simbólico os secretários Florentino Neto e Rafael Fonteles e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Alburqueque. A deputada federal Rejane Dias e deputado estadual Franzé Silva também estiveram no evento. 

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba
  • Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil
  • Teresina em Fotografias – Uma Jornada Pela História”: O Documentário que Retrata a Alma da Capital Piauiense
  • Carnaval de Floriano 2025: com parceria da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí, festa se torna maior evento do sul do PI
  • Bloco das Virgens agita foliões com apoio da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí
  • Prefeitura de Floriano lança a 3ª edição do Carnaval da Família
  • Carnaval 2025 de Floriano: Ávine Vinny comanda multidão no 2º arrastão; CENDFOL, Prefeitura de Floriano e Governo do Piauí idealizam evento
  • Carnaval da Família e festa no Cais de Floriano: alegria contagia foliões de todas as idades
  • Projeto Capacitur forma mais de 50 Alunos no Litoral Piauiense com apoio da Equatorial Energia e AEECP
  • Detonautas anuncia show da turnê “Detonautas Tour 20 anos – Acústico” em Teresina 
  • Tony Salles comanda a Abertura do Carnaval de Floriano de 2025; veja detalhes do evento
  • Rafael Fonteles forma novos policiais e inaugura Colônia Agrícola Major César e Central de Monitoramento nesta quinta (20)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

7 de maio de 2025
Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

25 de abril de 2025
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In