100% PIAUÍ

Piauiense é premiado em concurso nacional de literatura

O piauiense Raimundo Neto foi vencedor da 5ª edição Prêmio Paraná de Literatura, na categoria contos, com a obra Todo esse amor que inventamos para nós. O concurso é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado que seleciona obras inéditas, de autores de todo o país, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense.

O livro é a primeira obra publicada pelo autor Raimundo Neto que é nascido na cidade de Batalha e que desde a infância é apaixonado pelos livros.  “Eu sou psicólogo, mas tenho uma relação íntima com a literatura e a escrita há muitos anos. Sempre gostei de ler, na minha adolescência como eu não tinha dinheiro, mas frequentava muito as bibliotecas. E sempre escrevi, produzia muito, mas não via isso como algo profissional e não me considerava um escritor”, comenta.

A trajetória de Raimundo com a escrita já havia se materializado em um blog. “Eu tive um blog durante muitos anos onde eu escrevia contos e crônicas. Também já havia sido convidado para escrever resenhas para um site aqui de São Paulo quando eu ainda morava em Batalha. E com isso as pessoas liam os meus escritos e diziam que eu deveria escrever um livro, porém eu sempre via isso como algo muito distante”, declarou.

O autor acrescenta que o concurso paranaense serviu para realizar um sonho que durante muitos anos foi algo muito distante. “Em muitos editais de prêmios é necessário que os autores que já tenham obras publicadas e para quem não tem livros publicados nas categorias pretendidas é mais difícil. O prêmio Paraná hoje é uma referência no Brasil inteiro como um dos maiores prêmios para autores e autoras que tem livros inéditos, tanto pelo valor quanto pelo selo. Eu resolvi participar, mas não imaginava que fosse premiado. Fiquei muito feliz”, finaliza.

O vencedor de cada categoria do Prêmio Paraná de Literatura recebe R$ 30 mil e tem sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares (que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas estaduais e diversos pontos de cultura do país). Os premiados também recebem 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras.

Sair da versão mobile