100% PIAUÍ

Premiado em Gramado, filme Ferrugem chega com sessões de debates nos Cinemas Teresina

Setembro será um mês ainda mais intenso nos Cinemas Teresina com três sessões com debate  imperdíveis. Para abrir com chave de ouro a programação, dia 5 de setembro tem exibição do longa premiado “Ferrugem” com a presença do ator Giovanni De Lorenzi e do diretor Aly Muritiba.

“Ferrugem” já pode ser conferido nos Cinemas Teresina a partir desta quinta-feira (30). Vencedor do prêmio principal do Festival de Cinema de Gramado, o longa já passou por festivais como Sundance International Film Festival, sendo bastante elogiado pela crítica especializada.

O filme trata de um tema bastante delicado e muito em voga na atualidade, o Cyberbullying. Na trama, Tati tem 16 anos é uma garota alegre e cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos nas redes sociais na Internet. Ela está muito excitada com uma viagem de que fará com os amigos da escola. Ela sabe que é uma boa oportunidade para conhecer melhor Renet, seu misterioso colega de classe. Renet faz parte de uma família onde as coisas não são ditas às claras, apenas sugeridas, a maioria das vezes caladas. O assunto sobre o qual pai e filho não falam no momento é a partida da mãe de Renet, que deixou David, seu ex-marido, cuidando sozinho do rapaz. David é professor na mesma escola em que Tati e Renet estudam. Ali o assunto da vez é o vídeo compartilhado entre os alunos em que a garota aparece em uma situação comprometedora. “Ferrugem” traz à tona questões que envolvem, além do cotidiano dos jovens no século 21, a escola, os pais, e a segurança na rede, uma vez que os dramas e anseios comuns à adolescência são hoje maximizados pelo universo virtual.

Para falar sobre essas e outras questões abordadas no drama, o ator global Giovanni De Lorenzi e o diretor Aly Muritiba conversam com o público de Teresina logo após exibição do filme, dia 5 de setembro, às 19h30, nos Cinemas Teresina. “Eu fiz um filme com adolescentes e espero que eles vejam e posam discutir os temas abordados. Trazer á berlinda assuntos como ciberbullying não é tarefa fácil, requer muito cuidado, pesquisa e responsabilidade”, revelou Aly Muritiba.

Prêmios

A carreira de “Ferrugem” iniciou no Festival de San Sebastian, onde ganhou o prêmio Cine em Construccion. Estreou mundialmente em janeiro de 2018 na mostra competitiva do Sundance International Film Festival, depois circulou e gerou debate em diversos festivais do mundo, sendo bem recebido pela crítica e pelo público. Destaque para Giffoni Film Festival na ItáliaTaipel International Film Festival de Taiwan e Seattle International Film Festival, onde ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri oficial.

Recentemente no Festival de Cinema de Gramado, o longa ganhou como melhor desenho de som, melhor roteiro e melhor filme. “Ferrugem” é hoje o principal longa brasileiro cotado para concorrer ao Oscar 2019.

Diretor Aly Muritiba

Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, Aly Muritita, já dirigiu 9 curtas, um documentário de longa-metragem, dois longas de ficção e duas séries para TV com os quais já conquistou mais de 150 prêmios em Festivais de Cinema.

Suas principais realizações são os curtas “A Fábrica” (vencedor de mais de 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, Oscar Shortlisted 2013), “Pátio”(vencedor do É Tudo Verdade e selecionado para semana da crítica do Festival de Cannes), “A Gente” (longa vencedor do DOK Leipzig 2013) e “Tarântula”(curta selecionado no Festival de Veneza em 2015).

“Além de agente Penitenciário, fui professor de história de ensino médio, então me relacionei bastante com adolescentes. Há dois anos meu filho estava com 12 anos e eu comecei a ver a adolescência surgir em casa. Comecei observar o quanto as redes sociais estavam presentes na vida dele. Tenho 38 anos, não vivi os anseios e dramas que os adolescentes de hoje têm maximizados pelo universo virtual” , disse o diretor sobre sua experiência com o tema do longa.

Giovanni De Lorenzi

O ator global esteve em destaque no papel de Ulisses, na novela “Deus Salve o Rei”, exibida pela Rede Globo. Em “Ferrugem” Giovanni dá vida a Renet, colega de classe da protagonista Tati. No currículo ele ainda tem participação nos filmes “171- Negócio de família”, de 2017 e “Marulho” de 2015.

Sair da versão mobile