100% PIAUÍ

Procissão das Sanfonas abre exposição sobre vida e obra de Luiz Gonzaga nesta quinta-feira (02)

A Procissão das Sanfonas, tradicional evento que chega em sua 10ª edição homenageando Luiz Gonzaga lembrando o dia de sua partida, acontece nesta quinta-feira (02) em Teresina. A Procissão, que todos os anos reúne sanfoneiros e sanfoneiras, artistas, amantes do baião, fãs de Gonzagão e um grande público, sairá da Igreja de Nossa Senhora das Dores e percorrerá o calçadão da rua Simplício Mendes até chegar ao Museu do Piauí.

De acordo com o professor Wilson Seraine, presidente da Colônia Gonzaguiana e idealizador do evento, este ano, ao final da procissão, haverá a abertura da exposição itinerante Luiz Gonzaga, com o acervo do memorialista Reginaldo Silva. A ‘Expozaga’, que já passou por diversas cidades e capitais do Brasil, conta com cerca de 300 objetos pessoais do Rei do Baião, como gibão de couro, chapéus, óculos, fotografias, livros, artes plásticas, entre outros objetos do artista que ficarão expostos no Museu do Piauí.

Wilson Seraine, que é um estudioso da obra e vida de Luiz Gonzaga, a tendência da Procissão das Sanfonas é crescer a cada edição, devido à grande importância de Luiz Gonzaga para a cultura. “São 29 anos da partida deste grande nome da música nordestina, a cada edição o evento fica maior e reúne ainda mais admiradores do Gonzagão. É um momento em que os sanfoneiros confraternizam”, coloca.

O professor apresentou mais detalhes do trajeto deste ano. “A concentração sempre acontece na Praça Saraiva, onde ocorre a tradicional benção das sanfonas na Igreja de Nossa Senhora das Dores, que este ano será realizada pelo padre Antônio Cruz, da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Depois, seguiremos pelas ruas do Centro de Teresina, cantando e exaltando o legado deixado por Luiz Gonzaga, até chegarmos ao Museu do Piauí, onde se dará a abertura da exposição itinerante”, informa.

Ainda segundo Wilson Seraine, a estimativa é que nesta edição cerca de 60 sanfoneiros, que vêm de todos os cantos do Piauí, compareçam ao evento, além de outros instrumentistas. “É mais que uma homenagem, é uma uma forma de resgatar a memória e o trabalho do grande Rei do Baião. Reunimos crianças e idosos de até 90 anos, apaixonados pela música e pela obra de Gonzaga. É uma festa muito bonita”, finaliza.

A procissão contará ainda com bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero e Lampião, e nesta edição ganhará mais um boneco, o de Maria Bonita.

Fonte: EntreCultura

Sair da versão mobile