• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, março 7, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Projeto aposta na produção de uva adaptada ao clima do sertão piauiense

17 de julho de 2025
CurtirCompartilhar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) realizou uma visita técnica aos municípios de Pedro Laurentino e São João do Piauí para acompanhar as ações do Projeto Profruti – Circuito da Uva, voltado à introdução e fortalecimento da cultura da uva em regiões do semiárido piauiense. A iniciativa busca diversificar a matriz produtiva local, gerar emprego e renda, e estimular a permanência da juventude no campo.

Coordenado por pesquisadores com apoio da Fapepi e executado em parceria com pequenos produtores, o projeto vem implantando áreas irrigadas com videiras adaptadas ao clima do sertão piauiense, apostando em manejo qualificado e assistência técnica permanente.

Parreiral de uvas no município de Pedro Laurentino (Foto: Maria Catiany)
Parreiral de uvas no município de Pedro Laurentino (Foto: Maria Catiany)

A visita foi liderada pelo presidente da Fapepi, João Xavier, que percorreu áreas de plantio, conversou com agricultores e avaliou os impactos da ação financiada com recursos públicos de fomento à ciência e à inovação. “Estamos observando, na prática, como a pesquisa aplicada pode transformar a vida das pessoas. O que antes era apenas uma experiência isolada, hoje é um sistema produtivo em consolidação. A uva é apenas o começo de um novo horizonte para o semiárido piauiense”, afirmou o gestor.

João Xavier, presidente da Fapepi (Foto: Maria Catiany)
João Xavier, presidente da Fapepi (Foto: Maria Catiany)

Em Pedro Laurentino, o agricultor Hosternes Rodrigues cultiva uvas em uma área de 0,2 hectare. Segundo ele, o desafio da irrigação é constante, mas os resultados têm sido animadores. “A uva pegou bem aqui. O Piauí tem muita água! De onde eu venho, Pernambuco, temos muita falta de água, mas ainda sim conseguimos produzir, imagina aqui. Com orientação certa, podemos ser referência no cultivo de uva no nordeste. Agora a produção tá vindo e tem comprador interessado. É uma renda nova que muda o jeito da gente viver aqui”, disse o produtor.

O agricultor Hosternes acredita que o Piauí é um dos melhores lugares do Brasil para se plantar a uva (Foto: Maria Catiany)
O agricultor Hosternes acredita que o Piauí é um dos melhores lugares do Brasil para se plantar a uva (Foto: Maria Catiany)

Já em São João do Piauí, considerado um dos polos do projeto, a produtora Lurdinha Pereira se tornou uma das principais referências do cultivo. Para ela, o impacto vai além da produtividade. “Hoje a gente fala de uva, mas está falando também de autoestima, de oportunidades. Tem jovem que estava indo embora e agora quer aprender a plantar, cuidar, vender. Isso é muito forte”, relatou a agricultora.

Lurdinha Pereira no assentamento Marrecas (Foto: Maria Catiany)
Lurdinha Pereira no assentamento Marrecas (Foto: Maria Catiany)

A iniciativa utiliza principalmente cultivas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, como as variedades sem sementes BRS Vitória, BRS Isis e BRS Melodia, além da BRS Núbia, com semente. Essas variedades foram criadas dentro do programa nacional de melhoramento genético “Uvas do Brasil”, voltado ao cultivo em clima tropical.

Parreiral de uvas no assentamento Marrecas (Foto: Maria Catiany)
Parreiral de uvas no assentamento Marrecas (Foto: Maria Catiany)

A coordenadora do programa, a pesquisadora Patrícia Ritschel, destaca a importância do esforço conjunto entre ciência e campo. “Essas cultivares foram desenvolvidas justamente para atender às condições específicas do Brasil tropical. Ver que estão sendo bem-sucedidas em regiões como o semiárido do Piauí reforça o potencial da fruticultura como vetor de desenvolvimento regional. Esse é o papel da pesquisa pública: gerar soluções viáveis e acessíveis para diferentes realidades produtivas”, afirmou a gestora.

Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Patrícia Ritschel, que desenvolve uvas Vitória, Isis e Melodia (Foto: Maria Catiany)
Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Patrícia Ritschel, que desenvolve uvas Vitória, Isis e Melodia (Foto: Maria Catiany)

Já o pesquisador Eugênio Emérito, da Embrapa Meio-Norte, que acompanha a implantação do projeto no estado, destaca a articulação entre instituições como ponto central para o sucesso da iniciativa. “O diferencial do Circuito da Uva é a soma de esforços: governo, fundações, pesquisa e agricultores. O modelo está em construção, mas já oferece sinais concretos de sustentabilidade econômica, social e ambiental para o território”, avaliou.

Eugênio Emérito, Embrapa Meio Norte (Foto: Maria Catiany)
Eugênio Emérito, Embrapa Meio Norte (Foto: Maria Catiany)

A equipe da Fapepi destaca que o Circuito da Uva integra uma estratégia maior de fortalecimento da agricultura de base familiar com apoio técnico-científico. O projeto prevê capacitações, distribuição de mudas adaptadas e intercâmbios com produtores de outras regiões do país.

Com o solo pedregoso, clima seco, o semiárido piauiense tradicionalmente enfrentou limitações para cultivos comerciais. Mas, com o uso de tecnologias simples e adaptadas, como irrigação por gotejamento, o cultivo da uva tem se mostrado viável. Algumas áreas já apresentam duas safras por ano.

O Profruti é financiado com recursos estaduais, por meio da Fapepi, e busca ampliar a interiorização da produção científica e tecnológica no estado. A expectativa é de que a próxima etapa do projeto leve o modelo a outros municípios.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade
  • Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense
  • Inscrições para o Siespi encerram na segunda (23); programa amplia apoio a atletas e entidades esportivas
  • Semarh intensifica fiscalização de barragens no Piauí após chuvas elevarem níveis de armazenamento
  • Piauí recebe primeiro lote da vacina contra a dengue para imunizar profissionais de saúde
  • Governo do Piauí inicia atendimentos da Carreta de Ressonância Magnética para 21 municípios do sul do estado na segunda (23)
  • Governo do Piauí recebe 50 fuzis e equipamentos de informática para reforçar segurança pública
  • Rafael Fonteles anuncia reajuste de 5,6% para servidores estaduais; projeto será encaminhado à Alepi
  • Carnaval 2026: Piauí registra queda na criminalidade, zero casos de feminicídios e menos mortes no trânsito
  • Carnaval de Floriano 2026 é sucesso de público e celebra todos os ritmos no corredor da folia
  • Semarh Itinerante levará serviços, orientações e educação ambiental aos municípios piauienses
  • Detran-PI adota novo manual de provas práticas e anuncia fim da baliza para obtenção da CNH

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade

Carnaval de São Raimundo Nonato leva multidão à Avenida Zé de Castro e movimenta a cidade

23 de fevereiro de 2026
Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense

Por que os imóveis de praia são mais caros? Entenda a valorização no litoral piauiense

20 de fevereiro de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In