Alunos de 16 escolas municipais de Teresina que atuam em jornada de tempo integral e que trabalham com ações do Programa Novo Mais Educação, irão subir ao palco do Teatro do Boi, nos dias 04 e 05, para participarem do I FESTHE, Festival Estudantil de Teatro de Teresina, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com o produtor cultural Moisés Chaves.
Para a maioria dos alunos, essa será a primeira vez que entrarão em um teatro. O evento marca o encerramento das oficinas de teatro que iniciaram nas escolas, como forma de ampliar as práticas pedagógicas e inserir a arte no cotidiano das crianças e jovens de escolas públicas.
Os facilitadores das oficinas nas escolas participaram de capacitações com Moisés Chaves ao longo do ano. Referência na arte cênica em Teresina, Moisés ajudou o grupo a explorar ao máximo as habilidades dos estudantes. O resultado, será apresentações criativas que envolvendo dança, música, emoção e até humor. “Este trabalho teve inicio em 2017 com uma pequena mostra, esse ano, realizamos cinco formações com os professores de teatro das escolas de tempo integral e das que trabalham com o projeto Novo Mais Educação. São 16 escolas que estarão realizando seus espetáculos no I Festival Estudantil de Teatro de Teresina”, destaca.
Outra atração para enriquecer ainda mais o espetáculo será a Mostra de Resultados com o espetáculo “Dança~Educação – construindo um mundo melhor”, coordenado pelo Professor Mestre Roberto Freitas, que também realizou durante o ano oficinas explorando as habilidades dos alunos.
Os estudantes também participaram de exposição de trabalhos nas áreas de protagonismo juvenil, com exibição de vídeos envolvendo as escolas, iniciação musical e xadrez. Todas as apresentações foram trabalhadas durante o ano em oficinas realizadas nas escolas.
E se depender da Prefeitura de Teresina muitas outras atividades relacionadas à arte, serão desenvolvidas nas escolas municipais. O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma é um incentivador das artes e explica que oficinas como a de teatro, dança entre outras, cumprem um papel fundamental na educação das crianças. “A educação não acontece somente na sala de aula. A arte amplia a formação cidadã e permite um novo olhar do mundo”, afirma.