Viajar e aprender sem sair do lugar. Esse é o poder trazido pelos livros, que, na infância, começam a encantar pelas cores, formas, ilustrações e inúmeras possibilidades de histórias. Nas unidades de ensino da rede pública municipal, o livro infantil é uma das principais ferramentas de aprendizado. Espalhados pelo pátio, em cantinhos de leitura ou na biblioteca, os livros são incluídos em todas as atividades das escolas, começando pelos 10 minutos de leitura em sala de aula todos os dias.
Na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz Inicial, zona sul de Teresina, os livros vão ainda mais longe. A equipe escolar organiza trimestralmente projetos de leitura que são trabalhados durante as atividades escolares. Os estudantes das turmas de 3º ano das professoras Juanita Macedo e Débora Morais socializaram com os demais estudantes ações sobre o projeto de leitura ‘Lendas e Contos’.
“Estamos realizando ações diferenciadas para fazer com que as crianças sintam prazer quando estiverem realizando leitura. As apresentações envolvem as crianças. É um momento diferente. As crianças saem do espaço da sala de aula, para socializarem o que foi estudado com os colegas. Isso acaba envolvendo os alunos que passam a perceber o quanto o momento de leitura pode ser prazeroso”, destaca Francisca Mendes, gestora da escola.
Durante a socialização do projeto os alunos realizaram através do teatro, da dança e exposição, a dramatização da lenda de Zabelê e os contos do Sítio do Pica Pau Amarelo, demonstrando todo aprendizado adquirido.
Discussion about this post