100% PIAUÍ

Projeto QualificaTur chega ao fim e alunos ficam à disposição do Mercado de Trabalho

Depois de três meses de aula, os alunos do programa QualificaTur concluíram na última quinta-feira (10) o curso de Condutor de Turismo Local, realizado no Centro de Capacitação do bairro Vermelha. O programa é fruto da parceria entre Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e visa a profissionalização e desenvolvimento sustentável do meio turístico em Teresina.

Durante o curso, os alunos foram orientados sobre a postura que o profissional deve adotar para desempenhar um trabalho receptivo de qualidade. “Um dos principais assuntos abordados no curso é o turismo como atividade econômica e sustentável. A ideia é fazer com que os alunos abram os olhos para as potencialidades existentes na capital, apresentando os atrativos naturais, culturais e históricos de Teresina”, explicou a instrutora da Fundação Wall Ferraz, Flávia Jeany Santos.

Segundo a Semdec, Teresina registrou nos últimos cinco anos um crescimento de 37% no número de visitantes que chegam à cidade pelos mais diversos motivos. Pensando na expansão do setor em Teresina, e em promover bons serviços aos que a visitam, os alunos tiveram uma oficina de inglês realizada simultaneamente com as aulas do curso. O objetivo principal foi promover a comunicação em língua inglesa, utilizando estruturas, expressões e vocabulário do nível inicial em linguagem oral, de modo a proporcionar mais qualidade aos serviços prestados aos turistas.

Raimundo Almeida, aluno do QualificaTur, ressaltou sua satisfação em participar de um curso gratuito e com tanta qualidade. “Eu gostei muito do curso e pretendo continuar na área. Achei louvável a iniciativa de termos feito visitas em vários pontos turísticos da cidade. Foi muito importante para que pudéssemos conhecer o local em que vamos prestar nossos serviços. O curso surpreendeu muito, tanto pela qualidade como pelo empenho dos instrutores,” disse.

Desenvolvido desde 2014, sempre em parceria  com a Semdec, o projeto já ofertou mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes, entre eles, Recepcionista de Hospedagem, Garçom, Culinária Local e Relações Interpessoais. Em 2018 foram ofertadas cem vagas nos cursos de Condutor de Turismo Local, Camareira, Doces e Trufas com Identidade Regional e Organizador de Eventos, realizados gratuitamente nos Centros de Capacitação dos bairros Vermelha, Itaperu e Parque Alvorada.

Sair da versão mobile