100% PIAUÍ

Projeto “Uma árvore na minha vida” incentiva plantio de mudas

Já pensou em solicitar uma muda de árvore em um simples clique, receber na comodidade da sua casa e plantar com o acompanhamento de técnicos capacitados? O projeto Uma Árvore na Minha Vida, que está sendo lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), possibilita isso à população de Teresina.

As solicitações devem ser feitas pela página da secretaria no endereço eletrônico http://semam.teresina.pi.gov.br/. Lá, basta acessar o link do projeto e preencher um formulário simples, que exige, por exemplo, a especificação do espaço residencial (quintal, calçada ou jardim) que receberá o plantio, dando-lhe, junto a isso, sugestões de espécimes a serem inseridas.

O projeto é uma das estratégias da secretaria para incentivar a ampliação da massa verde em áreas residenciais, contribuindo, assim, para resgatar a tradição das calçadas, quintais e jardins arborizados, o que fez com que Teresina fosse considerada cidade verde.

Além disso, o acompanhamento de técnicos permite que o plantio seja realizado da forma mais adequada. “É importante esse trabalho de acompanhamento, porque mesmo que o solicitante especifique no formulário o ponto da casa e o tipo de muda desejada, pode ser que, ao chegar ao local, a equipe identifique alguma limitação que impeça o plantio, a exemplo do espaço disponível da calçada. Por isso, os técnicos precisam acompanhar para que o plantio seja realizado da forma mais adequada, bem como dar dicas para manutenção da árvore”, explica o secretário da Semam, Olavo Braz.

Roberta Andrade é uma das pessoas já beneficiadas pelo projeto Uma Árvore na Minha Vida. “Solicitei a muda de graviola para plantar no meu quintal e, para minha surpresa, não levou três dias para a equipe vir à minha residência”, disse ela, que cultiva um quintal arborizado.

O plantio de árvores é uma medida que traz diversos benefícios, como armazenamento de carbono, redução da poluição do ar e de ruídos, sombreamento, restauração de solos degradados e embelezamento. Além disso, oferece mais conforto térmico para a nossa cidade, onde predominam as altas temperaturas, principalmente, nos meses entre agosto e dezembro, período conhecido pelos piauienses como B-R-O BRÓ.

Sair da versão mobile