Segurança pública, economia, saúde e sustentabilidade. Estes são os pontos definidos como prioridade do Governador do Piauí para o Consórcio Nordeste. Rafael Fonteles tomou posse na manhã desta quarta-feira (5) em Brasília, em sucessão à Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
“Faremos uma defesa intransigente dos interesses do Nordeste nas pautas legislativas, judiciais e nas pautas ministeriais. Inclusive a pauta principal da reunião agora à pouco foi exatamente a decisão do colegiado de quais os sistemas tributários para focar na nossa atuação. O Consórcio tem também papel de compartilhar as melhores práticas em políticas públicas. Temos 18 câmaras temáticas, onde cada governador cuida de duas para que possa implementar no seu Estado aquilo que deu certo em outro Estado”, discursou Fonteles para uma plateia que tinha, entre os demais membros do colegiado, sete Ministros do governo federal.
Na presença do Ministro da Economia, Fernando Hadadd, os governadores assinaram um documento com compromisso voltado para o setor ambiental e manter o Nordeste como uma referência no país em investimentos sustentáveis, como por exemplo, na geração de energia limpa. Este memorando define a colaboração do colegiado nordestino com a EcoInvest e a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica.
“Outro canal de entendimento que assinamos foi com a Secretaria-Geral da Presidência, com MDS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para fortalecer a agricultura familiar e a alimentação saudável nos territórios da cidadania”, disse o novo Presidente, defendo até mesmo a união com outros consórcios.

Por: Opinião e Notícia
Discussion about this post