• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, junho 7, 2025
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Rafael Fonteles lança maior programa de fortalecimento da gestão sustentabilidade ambiental do Piauí.

7 de junho de 2023
CurtirCompartilhar

O governador Rafael Fonteles (PT)lançou na última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade no Palácio de Karnak, o ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões.

Entre as ações do programa, políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio de veículo e educação ambiental nos órgãos do Governo.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles e outras autoridades vistoriaram, nos jardins do Karnak, o veículo Piauí Pet Castramóvel, as 11 viaturas e os 14 drones adquiridos com investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O eixo Piauí no clima vai dialogar sobre as mudanças climáticas. O Bio Piauí vai trabalhar a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora. O Hidro Piauí terá o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado. Por fim, o Sustenta Piauí vai avançar numa agenda da administração pública, tratando com todos os órgãos dos mais diversos poderes e instituições.

“O meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. Destaco a nossa política de reflorestamento, que tem uma meta ousada de plantar 1 milhão de árvores por ano de cada um dos quatro anos da nossa gestão”, disse o governador.

Rafael também falou que a fiscalização será reforçada com os drones, como forma de combater os desmatamento ilegal e incêndios. “Isso foi um assunto muito debatido no nosso programa de governo. Tivemos oportunidade de fazer um programa de governo com conhecimento de causa e participação de especialistas e da população”, frisou o gestor.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância da pauta animal e das ações já realizadas e em planejamento pela Semarh, com destaque para o Piauí Pet Castramóvel entregue. Dentre os compromissos de gestão da pasta, o chefe do executivo do Estado destacou ainda a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa e Proteção Animal, que já foi cumprida.

“Esse é um momento histórico! O investimento nesse castramóvel vai proporcionar o controle de natalidade dos animais em situação de rua e, consequentemente, beneficiar a comunidade. E esse é só o primeiro!”, disse o governador, que ressaltou ainda que a iniciativa vai impactar as cidades do interior do estado, onde se observa a necessidade de maior atenção aos animais

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou que o Piauí Pet Castramóvel também fazia parte do compromisso de campanha da atual gestão. “Estamos cumprindo esse compromisso de um segmento que precisa realmente de uma atenção com relação à proteção e direito dos animais”, disse o secretário.

O castramóvel irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais, sejam domésticos ou em situação de rua. Os profissionais vão realizar, de forma gratuita e itinerante, a castração dos pets cujos anos sejam considerados de baixa renda e estejam inscritos em algum programa social.

As 11 viaturas entregues serão usadas nas ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, controle e identificação do uso dos recursos hídricos, combate a incêndios e vistorias para o licenciamento ambiental no Piauí. O trabalho de proteção à fauna também será favorecido com a entrega. “Com essas viaturas, a tendência é aumentar ainda mais o rigor no trabalho de fiscalização da Semarh”, Daniel Oliveira.

O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONGs voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Esse ano as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira.

O projeto é uma iniciativa importante em defesa da causa animal no estado e para sua concretização, contou com o apoio do Deputado Estadual Hélio Oliveira, por meio da destinação de emendas parlamentares para implantação da iniciativa.

Segundo a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, o programa vai garantir a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos piauienses. “Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado lança esse importante programa. O ECO Piauí é um programa inédito no estado e vai ao encontro ao objetivo do governador Rafael Fonteles, que é de colocar o Piauí como protagonista na gestão ambiental. O objetivo é conservar e valorizar a rica biodiversidade do nosso território, que abriga diferentes biomas, como a caatinga, o cerrado e a floresta tropical, e principalmente proteger e recuperar as fontes e os cursos de água, garantindo a disponibilidade e a qualidade da água”, destacou a gestora

A fundadora e coordenadora da Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), Isabel Moura, disse que este momento é resultado de uma grande luta tanto pelo meio ambiente quanto pela causa animal. “Desde 2010, a Apipa lutava pelo Castramóvel e deu certo agora neste governo. Estamos muito felizes”, disse, destacando a medalha recebida e diz que essa honraria é uma homenagem a cada protetor.

DOS EIXOS

O eixo Piauí no Clima reúne os compromissos voltados à pauta de mudanças climáticas e ações de prevenção de eventos extremos;

O eixo Bio Piauí diz respeito às ações de preservação e valorização da biodiversidade no estado;

O trabalho de conservação dos recursos hídricos do Estado será contemplado pelo eixo Hidro Piauí.

O eixo Sustenta Piauí tratará da sustentabilidade na esfera pública, por meio de ações voltadas à educação ambiental e revitalização de conselhos ambientais.

Na solenidade, foi assinado também um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), para aperfeiçoamento da política estadual de educação ambiental.

No evento, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entregou a Medalha do Mérito Ambiental, como forma de reconhecimento de relevantes serviços prestados, a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.e

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba
  • Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil
  • Teresina em Fotografias – Uma Jornada Pela História”: O Documentário que Retrata a Alma da Capital Piauiense
  • Carnaval de Floriano 2025: com parceria da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí, festa se torna maior evento do sul do PI
  • Bloco das Virgens agita foliões com apoio da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí
  • Prefeitura de Floriano lança a 3ª edição do Carnaval da Família
  • Carnaval 2025 de Floriano: Ávine Vinny comanda multidão no 2º arrastão; CENDFOL, Prefeitura de Floriano e Governo do Piauí idealizam evento
  • Carnaval da Família e festa no Cais de Floriano: alegria contagia foliões de todas as idades
  • Projeto Capacitur forma mais de 50 Alunos no Litoral Piauiense com apoio da Equatorial Energia e AEECP
  • Detonautas anuncia show da turnê “Detonautas Tour 20 anos – Acústico” em Teresina 
  • Tony Salles comanda a Abertura do Carnaval de Floriano de 2025; veja detalhes do evento
  • Rafael Fonteles forma novos policiais e inaugura Colônia Agrícola Major César e Central de Monitoramento nesta quinta (20)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

7 de maio de 2025
Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

25 de abril de 2025
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In