A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) entregou 19 tratores, uma carreta e 12 grades aradoras para 19 municípios do Piauí. A ação representa um investimento de mais de R$ 4,3 milhões.
Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, a SAF tem investido no processo de inovação e mecanização, fortalecendo o desenvolvimento rural e a agricultura familiar. As ações visam ainda aumentar a produção nas comunidades rurais com equipamentos que facilitem a vida dos trabalhadores do campo.
O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da entrega e destacou a importância da ampliação da tecnologia no campo, buscando parcerias para fortalecer esse movimento.
“Recentemente celebramos uma parceria para que a China possa implantar no Brasil indústrias, não só para a plantação e colheita, mas para viabilizar uma renda maior para a agricultura familiar, garantindo uma condição melhor para esses trabalhadores”, ressaltou o ministro.
Wellington Dias ainda destacou as importantes ações de parceria do MDS com a SAF. “Nós também fazemos integração com projetos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Fomento Rural, integrando outros ministérios para tirar o Brasil do mapa da fome e proporcionar alimentos saudáveis, bem como garantindo o aumento da renda para as pessoas”, afirmou.
A secretária da SAF, Rejane Tavares, enfatizou a prioridade em oferecer melhores condições de trabalho para os agricultores familiares, investindo em mecanização. Mais de 100 municípios no estado já foram beneficiados por esse processo. “Estamos realizado essas entregas hoje com a perspectiva de ter muito mais, porque nossa meta é realmente trabalhar com máquinas adaptadas à agricultura familiar, permitindo ao agricultor minimizar o trabalho, mas aumentar a produção e a renda”, destacou a secretária.
Gilvan Moura, presidente da Associação Ponta da Serra no município de Paquetá, uma das entidades beneficiárias pela entrega dos equipamentos, explicou que os equipamentos beneficiarão mais de 60 famílias de agricultores familiares da região.
“Esse trator vai ajudar muito nossos agricultores, aumentando a produção e produtividade, pois reduz significativamente o tempo de trabalho com a terra. Estimamos uma redução de 90% na mão de obra, que antes era realizada manualmente e agora, com o trator, facilita bastante”, ressaltou o presidente.