100% PIAUÍ

Salipi recebe exposição de telas pintadas por estudantes da rede pública

O 16º Salão do Livro do Piauí (Salipi) está recebendo uma exposição de telas pintadas por estudantes doCentro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona sudeste de Teresina.As obras estão a venda por preços que variam entre R$ 10 e R$ 50. Os alunos, que têm entre 13 e 15 anos, fazem parte do projeto Arte na Praça.

O Arte na Praça, que acolhe mais de 400 estudantes, foi pensado pela professora de artes dos adolescentes, Rose Magalhães, que explicou ao Entrecultura como o projeto surgiu. “A escola é em tempo integral desde 2008, e, quando acolhemos as crianças e fomos vendo os resultados das avaliações, percebemos que elas não estavam conseguindo avançar, então eu pensei em trabalhar com arte, porque a arte motiva. Pensei o projeto, oficializei, e começamos em 2015”, informou.

De acordo com a educadora, o dinheiro arrecadado com as vendas é revertido na manutenção do projeto, com a compra de material para a execução das obras de arte, e também em viagens. “Já fomos ao Delta do Parnaíba, Campo Maior e Piracuruca, conhecer nossa história. Além disso, todas as últimas sextas-feiras do mês vamos a algum espaço cultural de Teresina”, colocou.

A professora ressaltou, no entanto, que encontra dificuldades para tocar o projeto. “A ideia é expandir para outras escolas, mas há ainda muitos empecilhos, como o transporte, nem sempre temos ônibus para nos deslocarmos”, finalizou.

As telas do projeto Arte na Praça estão expostas em frente ao espaço do Bate-Papo Literário do Salipi, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Com informações de Entre Cultura

Sair da versão mobile