A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou a primeira edição da ação “O Meu Terreiro na Praça”, nesta terça-feira (26), na praça dos Orixás, em Teresina. A ação teve por objetivo promover o enfrentamento ao racismo institucional, estrutural e religioso, visando a construção da cidadania da população negra no Estado do Piauí.
A Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, explica que a ação faz parte do Projeto Racismo Institucional – Conhecer para Enfrentar. “Nós temos um desafio enquanto gestora, mulher negra, mulher de Axé, de pensar estratégias de políticas públicas para o enfrentamento ao racismo. A ação na praça é uma das atividades que estamos realizando para dialogar com a sociedade sobre o racismo, a discriminação e buscar estratégias para o fortalecimento das pessoas da religião de matrizes africanas junto à comunidade. Então, o objetivo do Meu Terreiro na Praça é enfrentar o racismo religioso e fazer com que tenhamos o direito exercido como povo de Axé”, diz Assunção.
“Tendo como base o recorrente preconceito de ordem étnica e racial na sua forma institucionalizada que se constitui num modo insidioso de violação dos Direitos Humanos, com essas estratégias, queremos atingir o seu escopo de elevar os níveis de consciência das comunidades, servidores e colaboradores sobre o problema, propor e fomentar ações de enfrentamento ao racismo no âmbito geral com o envolvimento dos movimentos de luta pela igualdade racial”, finaliza a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários.
Discussion about this post