A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou de ação do programa “Reeducar”, iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público do Estado do Piauí (Nupevid/MPPI). O “Reeducar” trabalha com homens envolvidos em situações de violência doméstica, promovendo oficinas voltadas para a prevenção.
A ação faz parte do programa, que desde 2016 é promovido pela 10ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Nupevid/MPPI, com direção e coordenação da promotora de Justiça Amparo Paz. O objetivo é sensibilizar os participantes quanto ao reconhecimento, reflexão e responsabilização diante das violências domésticas e familiares. Durante a atividade, são abordados comportamentos cotidianos, reflexões sobre diferentes formas de violência e a importância da Lei Maria da Penha.
Durante sua participação, a secretária Zenaide mencionou o projeto “Vamos nas Escolas”, desenvolvido pela equipe da Sempi. O projeto visa promover discussões nas escolas, questionando as normas sociais que geram desigualdades entre homens e mulheres, e, consequentemente, as violências resultantes dessas desigualdades. Com foco no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, as discussões abordam questões sobre relações de poder, masculinidade tóxica e racismo. “É importante considerar que muitos homens internalizam atitudes machistas sem consciência do problema estrutural que isso representa”, ressaltou Zenaide.
Discussion about this post