O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou na manhã desta terça-feira (09), o edital do processo seletivo interno para monitor. Serão disponibilizadas 1.000 vagas para alunos regularmente matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, sendo 500 vagas para a monitoria da disciplina de Língua Portuguesa e 500 vagas em Matemática.
Os monitores receberão bolsas mensais, via pix, no valor de R$ 350,00 durante 4 meses, observando o calendário escolar de cada instituição. Serão investidos R$ 1.400.000,00 no decorrer do segundo semestre, para o desenvolvimento desta ação. O público impactado é de 41 mil estudantes, entre os monitores e os que receberão a monitoria.
Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a monitoria potencializa o desempenho dos estudantes. “A monitoria estimula a liderança, o protagonismo juvenil e o aluno continua aprendendo enquanto tira as dúvidas dos colegas. É esse engajamento que queremos estimular na rede estadual, porque o exemplo motiva e gera mais resultado”, comentou o governador.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa de monitoria estudantil, além de melhorar a aprendizagem dos estudantes, combate a evasão escolar e estimula o trabalho colaborativo entre alunos e professores. “O aluno tem que ser sempre o protagonista do trabalho que é produzido na escola. O programa vai estimular os estudantes monitores a atuarem de forma mais colaborativa nas atividades em sala de aula, além do fato de que irão aprender mais”, destacou o secretário.
Seleção
As escolas poderão se habilitar no período de 11 a 15 de agosto de 2023, mediante apresentação de projeto de monitoria, conforme modelo disponibilizado no edital. A escola deverá enviar o projeto via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), devidamente preenchido com as informações pertinentes à realização da monitoria estudantil na escola.
Os estudantes das escolas habilitadas poderão fazer sua inscrição no Programa de Monitoria de Nível Médio na respectiva escola onde está matriculado no período de 22 a 25 de agosto de 2023. No ato da inscrição, ele deve optar por ser monitor em apenas uma das disciplinas. A seleção será realizada através de classificação decrescente dos estudantes, conforme seu rendimento escolar. Os monitores selecionados irão acompanhar as atividades escolares de até dois grupos de 20 estudantes na escola onde estão matriculados.
Todo o processo seletivo e suas publicações poderão ser acompanhados no site da Seduc e todas as demais orientações, prazos e procedimentos estão previstos no edital. Confira aqui.
As atividades da monitoria iniciarão em 11 de setembro de 2023 e serão realizadas mediante acompanhamento do professor supervisor e conforme o projeto apresentado pela escola.
Discussion about this post