A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) abriu, nesta terça-feira (22), as inscrições para o 3º Fórum Piauiense de Controle Interno, que tem por objetivo disseminar as boas práticas de gestão e controle nos órgãos públicos. O evento vai acontecer nos dias 11 e 12 de novembro, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina, e deve contar com a presença do governador Wellington Dias.
O Fórum é voltado para servidores públicos, em especial para os que atuam nas áreas de controle interno, corregedoria e ouvidoria. Outras pessoas que tenham interesse em participar do evento também podem se inscrever. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.e-inscricao.com/cge-pi/3-forum-pi-cinterno.
Uma das grandes novidades deste ano, consiste na entrega do Prêmio Eficiência do Controle Interno, por meio do qual a CGE vai agraciar os dez órgãos que tiveram melhor desempenho no ano de 2019. A solenidade acontecerá na abertura do evento, na noite da segunda-feira (11).
O controlador-geral do Estado, Márcio Souza, explica a importância desta premiação. “A partir deste ano, nós vamos premiar os 10 melhores órgãos pelo índice de eficiência do controle interno, que nós calculamos anualmente, estabelecido de acordo com o Decreto n.º 17.526/2017. É uma medida que vamos reconhecer e valorizar os gestores e servidores que têm se empenhado mais e com mais assertividade na árdua atividade de fazer controle interno preventivo”, explica ao ressaltar que o evento amplia o leque de conteúdos a serem abordados com os servidores. “Abordaremos questões relacionadas a controle, mas também correição e ouvidoria, dado que a CGE conta hoje com essas mais duas grandes funções dentro de sua estrutura administrativa e funcional”, complementou.
Após a solenidade de premiação, o secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, falará sobre a proposta de reforma tributária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).
No dia seguinte (terça-feira,12), o Fórum terá continuidade no turno da manhã com a palestra sobre controle interno como instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública, que será ministrada pelo presidente do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.
A segunda palestra do dia abordará a Ouvidoria como instrumento de controle interno, que será apresentada pelo chefe da Controladoria Regional da União no Piauí, Hélio Silva de Sousa Benvindo. Logo em seguida, o gerente de Licitações e Contratos da CGE, auditor governamental Francinelson Costa abordará a importância do controle interno nas alterações contratuais.
O evento continua no turno da tarde com mais duas palestras: a secretária adjunta da Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, auditora da CGE/MT Cristiane Laura de Souza abordará o sistema de correições e Poder Executivo; e por último, o auditor governamental Alexandre Chaves abordará o papel da informação na efetividade do controle interno.