O Núcleo de Saúde do Trabalhador (NST) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em parceria com a residência multiprofissional de nutrição e fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciou, nesta segunda-feira (23), o acompanhamento nutricional dos servidores hipertensos e diabéticos que trabalham no hospital.
A preceptora da Nutrição da Uespi, Aurilene Soares, explica que a iniciativa já existia com acompanhamento nutricional e auriculoterapia e, agora, retorna também com fisioterapia. “Nós estamos dando continuidade ao projeto, que teve uma pausa durante a pandemia. A intenção é dar um suporte nutricional e de fisioterapia, com atividades para melhorar ansiedade, dores musculares e nas articulações, proporcionando mais saúde ao trabalhador”, explica a nutricionista.
A fisioterapeuta do Programa de Residência de Saúde da Família e Comunidade da Uespi, Geisa Santana, fala que o objetivo é promover um melhor bem-estar aos trabalhadores do HGV. “A área da saúde foi muito afetada durante a pandemia, porque cuida dos outros e não tem tempo de se cuidar. Percebemos que surgiram vários problemas como insônia, ansiedade e dores musculares nestes trabalhadores e quem pegou Covid está apresentando algumas sequelas que tem que cuidar”, explica a profissional.
A enfermeira Solange Pilar, trabalha no HGV há onze anos e é uma das atendidas pelo projeto. “Nunca tive problemas de hipertensão mas, na minha última consulta de rotina, o médico achou melhor eu fazer uso de medicação, pois observou uma alteração na pressão arterial e no colesterol. Então, achei ótimo o projeto, pois já ia procurar uma nutricionista e agora posso ser acompanhada no meu local de trabalho”, anima-se.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NST), Juliete Leal, a ação tem como objetivo cuidar do servidor que tem hipertensão e diabetes, no próprio local de trabalho. “O projeto acontece todas as segundas-feiras, no auditório do HGV, de 8h às 10h. Basta agendar no Núcleo de Saúde do Trabalhador, que fica localizado no Ambulatório da Pneumologia ”, explica.
Fonte: Ascom HGV