100% PIAUÍ

II Festival Internacional de Bonecos do Piauí inicia hoje (02)

Inicia nesta segunda-feira (02) e segue até o dia 07 de abril, a segunda edição do Festival Internacional de Bonecos do Piauí. Casas culturais como Teatro do Boi, Teatro João Paulo II, Teatro Torquato Neto, dentre outras, serão palcos do evento. Na oportunidade mais de dez grupos de diversos países vão está se apresentando em turnos variados.

Foto: Divulgação

Artistas vindos de estados brasileiros, do México, Argentina, Colômbia e Itália irão se apresentar de forma simultânea durante o dia nos CEU’s do Portal da Alegria e do Jacinta Andrande, além dos teatros do Boi, João Paulo II e Torquato Neto. No turno da noite, estarão concentrados na praça de eventos do Riverside Shopping.

Com apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o evento é uma realização da Cia Calunga de Teatro e da Cia Aroeira. O objetivo do festival é promover o intercâmbio cultural entre bonequeiros de todos os cantos do mundo. “É importante realizar essa troca entre bonequeiros de todos os lugares e mais importante é poder democratizar e descentralizar esse tipo de arte”, afirmou Chagas Vale, organizador do evento.

A abertura do festival aconteceu nesta manhã, em forma de desfile na praça Pedro II, Centro. Os grupos artísticos percorreram os principais pontos do local, com a participação de bonecos gigantes e pernas de pau.

 

Entre os grupos participantes estão:

– Los Guiñoleros UAS – Caliacán, México;

– Cia Bambabamdin Puppet Theatre – Napoli, Itália;

– Gurpo Pizzicatto – La Plata, Argentina;

– Mamulengo Fuzuê – Brasília, Brasil;

– El Guiño de Guiñol – Bogotá, Colômbia;

– Cia Clóvis Martins – Guarabira, Paraíba;

– Grupo Biboca – Teresina, Piauí;

– Cia Calunga – Teresina, Piauí;

– Cia Ricardo Moreira – Teresina, Piauí;

– Cia Mamularte – Teresina, Piauí;

– Cia do Riso – Teresina, Piauí;

– Cia Isaque – Teresina, Piauí.

 

Sair da versão mobile