Ícone do site 100% PIAUÍ

Internos da Penitenciária Irmão Guido participam de curso sobre agricultura sustentável

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) investe em atividades que promovam o trabalho, profissionalização e capacitação dos internos do sistema prisional no Piauí. Na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, cerca de 22 reeducandos participaram, no domingo (7), do curso de Agrofloresta e Agricultura.

O curso é oriundo do Projeto Agrofloresta, desenvolvido pelo agricultor piauiense Antônio Cícero com objetivo de produzir alimentos orgânicos e saudáveis, utilizando insumos sustentáveis como: palha, casca de árvores e folhas secas para a preparação do solo.

De acordo com a diretora de Humanização da Sejus, Jurema Chaves, com o curso, os internos são capacitados, ganham remição de pena e aprendem um novo ofício. “Quando o reeducando sair do sistema prisional, ele sairá capacitado e poderá produzir uma horta até mesmo em casa, utilizando insumos sustentáveis que ele pode encontrar no próprio quintal. E enquanto eles estiverem nas unidades, eles irão praticar o que aprenderam durante o curso e vão preparar uma horta na penitenciária, contribuindo no abastecimento da alimentação na unidade penal”, disse a gestora.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, ressaltou que oportunizar o trabalho e a capacitação aos internos é um dos principais objetivos da atual gestão da Sejus. “Investimento em capacitação, profissionalização e educação é uma realidade no sistema penitenciário do Piauí. Nosso objetivo é dar oportunidade aos internos, para que eles saiam do sistema com um novo ofício. E assim, conseguiremos reinseri-los na nossa sociedade”, completou o gestor.

Sair da versão mobile