Ícone do site 100% PIAUÍ

Uespi participa do Dia C da Ciência no Brasil

O dia 23 de outubro foi declarado Dia C da Ciência e diversas atividades estão sendo realizadas por todo o país. Em Teresina, as ações estão concentradas no shopping Rio Poti e reúnem alunos, professores, pesquisadores das instituição de ensino superior, institutos e empresas federais de pesquisa. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é parceira do evento.

O Dia C da Ciência acontece junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De acordo com as informações do site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Dia C da Ciência tem como objetivo fazer com que a população de cada cidade conheça os tipos de pesquisa que cada instituição de ensino e pesquisa desenvolve.

O público vai encontrar muitas atividades de pesquisa de cada instituição, como lançamento de aplicativos e livros,  ações educativas, exposição de pesquisa oncológicas, oficinas sobre horta sustentável, bate papo sobre ecoturismo e, especificamente relacionadas a Uespi, o público vai encontrar uma feira de experimentos  e metodologias didáticas inovadoras em química e trabalhos da residência  pedagógica  do curso de física.

“A Uespi trouxe alunos que fazem parte do Programa de Ensino Tutorial de Química da  Uespi – PET Química. Nós vamos deixar nossos experimentos para o público que vier a esse espaço conhecer nossas pesquisa, que são realizadas na nossa instituição. Somos 20 alunos da Uespi que viemos contribuir, viemos despertar a curiosidade das pessoas que não conhecem os trabalhos que podemos desenvolver na área da química”, explicou o professor e coordenador do Programa PET Química, Reginaldo Santos.

O Programa PET Química busca proporcionar aos alunos outras atividades extracurriculares que complementem o conteúdo de sala de aula e a formação dele.

A Uespi tem vários grupos de pesquisa e por isso é tão relevante levar os resultados, mesmo que parciais, para a sociedade. “A importância da Uespi em participar desse evento é porque isso aproxima a nossa instituição e a ciência do público , da sociedade. Nós queremos mostrar o que nós realizamos de ciência dentro da Uespi e aqui nós podemos fazer isso de forma até incentivar aqueles que desejam ser pesquisadores”, afirmou o professor Antonio Luiz Maia, que também faz parte da comissão organizadora aqui em Teresina.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.No evento aqui em Teresina há uma programação com cerca de 70 projetos de pesquisa que serão levados para o público. É um trabalho que envolve uma parceria e confiança entre alunos e professores.

“Esse dia da Ciência é importante tanto para nós, que estamos mostrando nossos trabalhos, como para aqueles que querem ainda realizar uma pesquisa. O nosso programa PET Química está aqui e queremos mostrar o que fazemos na nossa universidade, queremos mostrar nosso orgulho pelo o que desenvolvemos. Estou muito feliz de estar aqui, porque mostro minha pesquisa e o público interage e pergunta muito sobre nosso cotidiano”, destacou Samuel da Silva Eduardo, aluno do 6° de química da Uespi.

Sair da versão mobile