a Secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou o Seminário sobre índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Atlas Brasil, Índice de Pobreza Multidimensional (MPI) e índice de Normas Sociais de Gênero (GSNI). O encontro foi realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado e reuniu setoriais do estado.
Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos da Cepro/Seplan, disse que o evento é uma continuidade dos trabalhos em parceria do Governo do Estado com o PNUD. “É um evento com o intuito de aproximar as relações institucionais”, explicou. O objetivo foi apresentar processos e projetos de trabalho do PNUD, explanando sobre indicadores desenvolvidos pelo programa. “Também tivemos oficinas de alinhamento de indicadores internos da Seplan, com exposição de indicadores trabalhados pela Cepro e pelo PNUD”, informou o diretor.
Fábio Augusto, gerente de projetos da unidade de Desenvolvimento Humano do PNUD, apresentou aos participantes índices como o IDH, MPI e GSNI, bem como suas metodologias. “O seminário foi aberto para todas as setoriais, justamente para vermos os potenciais da parceria PNUD e Governo do Estado, no que diz respeito a metodologias para a construção de políticas de monitoramento, planejamento e execução”, explicou Luísa Sobral, coordenadora nacional do projeto ODS Piauí.
Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado do Planejamento lançou um plano elencando os principais pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Humano (ODS). “Desde então, estes pontos vêm sendo trabalhados tanto no âmbito do plano Piauí 2030 quanto no plano de gestão do estado”, finalizou a coordenadora.