Neste ano, o Theatro 04 de Setembro completa 124 anos. Para marcar esse aniversário, o Complexo Cultural Clube dos Diários vai sediar uma semana comemorativa, que inicia nesta secta-feira (31) e vai até o dia 06 de setembro. Teatro, música, dança, poesia, literatura e ações sociais fazem parte da programação. O acesso a qualquer um dos espetáculos se dará com um quilo de alimento não perecível.
“São 124 anos e acredito que programação deste ano seja a mais longa. Estamos com a programação do próprio Complexo Clube dos Diários, planejada para o aniversário, e também inclui parceiros, como Pestalozzi, Instituto Arte Salva Vidas, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Entrecultura, Sesc e Casa de Zabelê”, destaca João Vasconcelos, diretor do Theatro 04 de Setembro.
Seguindo a tradição dos últimos três anos, de homenagear um funcionário, esta semana de aniversário homenageará Chiquinha Lira, camareira do teatro. Para João Vasconcelos, a homenagem é mais que justa. “A homenagem deste ano continua dentro da proposta dos últimos anos, que é valorizar o técnico da casa. De 2015 para cá já foram contemplados Zezé Lopes, que é o funcionário que está em processo de aposentadoria, no ano seguinte foi a dona Neusinha, ano passado foi o Antônio José, nosso gerente de palco e este ano vai ser a dona Chiquinha Lira. Esses funcionários estão aqui há quatro décadas, sem dúvida alguma é uma honraria merecida, coloca.
O evento deste ano conta com uma rica programação. Vale destacar o lançamento do Setembro Amarelo, campanha que visa fomentar discussões a respeito da prevenção ao suicídio. Das manifestações artísticas, vale ressaltar, já na abertura no dia 31, o show de Bebeto Paz e Leny Andrade. Durante a semana, mais destaques, como o show “João Cláudio por ele mesmo”, de João Cláudio Moreno, “Luzia”, da Companhia de Dança Luzia Amélia e o espetáculo circense “A salto alto – Entre gentilezas e extermínios”, da Companhia Carioca Circo no Ato. O aniversário do teatro também vai contar com a inserção do I Simpósio Pestalozzi de Teresina e o IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero (um parceria com a Universidade Estadual do Piauí).
Outra ação de destaque que vai acontecer na semana comemorativa é o isolamento do passeio que fica entre a Praça Pedro II e o teatro. “Vamos, através da Câmara Municipal de Teresina,, oficializar o isolamento do trecho, que vai se tornar Travessa Júlio Romão [jornalista, escritor e poeta piauiense]”, destaca João Vasconcelos.
O aniversário de 124 anos do Theatro 04 de Setembro encerra com um baile na Galeria Nonato Oliveira com um tributo a Chico Buarque, onde será entregue o Troféu Chiquinha Lira a grupos que atuam nas artes e que tiveram seu trabalho reconhecido.
Confira a programação completa: