100% PIAUÍ

UESPI recebe IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero

Entre os dias 05 e 07 de setembro, Teresina vai sediar o IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero, uma realização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento contará com palestras, simpósios, minicursos, mesas redondas, lançamentos de livros e atividades culturais. O Colóquio é organizado pelo Núcleo de Estudos Literários e Gênero e pelo Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI.

De acordo com a pesquisadora, o objetivo do Colóquio é divulgar a produção científica sobre a mulher na literatura e integrar pesquisadores e pesquisadoras da área de Literatura e Gênero. “Visamos dar visibilidade às produções literárias femininas, como também discutir, do ponto de vista da diversidade, as várias abordagens do texto literário, além de tentar diminuir a crítica literária androcêntrica e patriarcal instituída desde o século XIX em nosso país”, colocou.

Algemira Mendes ressaltou que o evento tem crescido a cada edição. “Nesta edição aumentaram substancialmente os participantes, de 600 nas edições anteriores, passamos  para quase 800, com participações de vários estados brasileiros e muitos países, como Portugal, Chile , Argentina Uruguai, Egito, dentre outros. Outro diferencial será o numero de escritoras renomadas que estarão lançando livros durante o evento, muitas delas premiadas com o Prêmio Jabuti”, afirmou.

A coordenadora do Colóquio também destacou os apoios e parcerias que viabilizaram a realização do evento. “Nesta edição, contamos com os apoios da Capes, Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura e de Educação, FAPEPI, Coordenadoria de Estado de Políticas Para Mulheres, pesquisadores do CLEPUL (Universidade de Lisboa) NELIPI, INTERLIT, d,iretoria do CCHL Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão, Finanças da  UESPI, AVAN GUARD Editora, Miracéu Turismo, dentre outros”, elencou.

A abertura do Colóquio vai acontecer no dia 05 no Theatro 04 de Setembr, com a conferência “Gênero e processos de subjetivação no Brasil”, ministrada pela professora Valeska Zanello (UNB). Logo após, uma atividade cultural com o grupo musical As Fulô do Sertão e mais outras apresentações artísticas.

As pessoas interessadas em participar do IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero, como ouvintes ou nos minicursos, podem se inscrever no site oficial do evento até o dia 30 de agosto.

Confira a programação completa NESTE LINK.

Sair da versão mobile