Ícone do site 100% PIAUÍ

Vacina da Pfizer contra Covid-19 é 95% eficaz, diz estudo final

A vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer mostrou eficácia de 95% e não apresentou problemas de segurança durante a análise final da terceira e última fase de testes clínicos. A empresa fez o anúncio nesta quarta-feira (18). A pandemia do novo coronavírus demandou uma corrida contra o tempo por parte dos cientistas e farmacêuticos para descobrir um meio de imunização.

Na ocasião, a farmacêutica anunciou ainda que está em busca da autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) para o uso emergencial “dentro de alguns dias”.

Dentre os milhares de voluntários que participaram dos testes, foram registrados 170 casos de infecções pelo novo coronavírus. Do total de infectados, 162 haviam recebido placebo e 8 a vacina. Esses dados corroboram com a afirmação da Pfizer de que a eficácia da vacina é de mais de 90%.

“A eficácia foi consistente em dados demográficos de idade e etnia. A eficácia observada em adultos com mais de 65 anos foi de mais de 94%”, disse a Pfizer e a parceira alemã BioNTech em um comunicado conjunto. 

“Houve 10 casos severos de Covid-19 identificados nos testes, com 9 deles registrados no grupo que recebeu placebo e 1 no grupo vacinado”, anunciaram. 

“O Data Monitoring (grupo independente que acompanha os estudos) não registrou nenhuma preocupação grave com a segurança relacionada à vacina.” A única ocorrência relatada por alguns voluntários após receberem a segunda dose da substância foi cansaço.

Sair da versão mobile