• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, junho 7, 2025
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +

Estreia hoje o “Cronicando Teresina” com Antônio Neto Sampaio

O papai e o Quincas Bastos

27 de fevereiro de 2018
CurtirCompartilhar

O papai e o Quincas Bastos, além de amigos do peito, eram compadres. Este era inimigo ferrenho do Zuca Lopes. Um dia o finado Quincas vai saindo de casa para trabalhar nos Correios e Telégrafos, quando vem passando um dos ônibus da Empresa Zuca Lopes (Teresina – União/União – Teresina), e dar um banho de lama no mesmo. Ele só usava cambraia de linho, passado à goma para fixar o vínculo.

Imediatamente, retornou, entrou em casa e mandou chamar o papai: “Compadre Sampaio, aquele cachorro mandou o motorista dele passar bem na hora que eu ia saindo para trabalhar, e me deu um banho de lama”.

O papai tentando amenizar a questão disse: “Compadre, ele não iria fazer isso”. Mas não houve acordo.

De nada adiantou a argumentação: “Compadre, aquilo não presta!

Já mandei o ‘Boião’ (agregado dele) ir ao povoado Alegria, na olaria (também dele), dizer para trazer os caminhões e os trabalhadores para ficarem esperando o ônibus passar para jogar lama. Já mandei comprar as latas de querosene para cada um ficar com uma lata cheia de lama. Quando o ônibus estiver se aproximando jogar”. E assim foi feito. Terminaram na delegacia. Como o papai era delegado, fez os dois assinarem um “Termo de Compromisso”.

Quando chegavam os festejos de São Raimundo Nonato, na Piçarra, ficavam os dois disputando as joias do leilão. O papai orientava ao leiloeiro a atiçá-los. Ficava o Quincas Bastos de um lado e o Zuca Lopes do outro. Um bolo que era para sair por R$30,00 reais, saía por R$120,00.

– Este bolo de milho quem vai comer é a D. Maria Bastos!!! – leiloeiro.

Logo o Zuca Lopes gritava:

– Quem vai comer é minha velha!!!

– É nada, quem vai comer é a Maria!!!

Acabava que era a melhor noite dos festejos. Os dois eram uma comédia.

Autor: Antônio Neto Sampaio

 

Tags: CrônicasQuinca BastosZuca Lopes

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba
  • Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil
  • Teresina em Fotografias – Uma Jornada Pela História”: O Documentário que Retrata a Alma da Capital Piauiense
  • Carnaval de Floriano 2025: com parceria da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí, festa se torna maior evento do sul do PI
  • Bloco das Virgens agita foliões com apoio da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí
  • Prefeitura de Floriano lança a 3ª edição do Carnaval da Família
  • Carnaval 2025 de Floriano: Ávine Vinny comanda multidão no 2º arrastão; CENDFOL, Prefeitura de Floriano e Governo do Piauí idealizam evento
  • Carnaval da Família e festa no Cais de Floriano: alegria contagia foliões de todas as idades
  • Projeto Capacitur forma mais de 50 Alunos no Litoral Piauiense com apoio da Equatorial Energia e AEECP
  • Detonautas anuncia show da turnê “Detonautas Tour 20 anos – Acústico” em Teresina 
  • Tony Salles comanda a Abertura do Carnaval de Floriano de 2025; veja detalhes do evento
  • Rafael Fonteles forma novos policiais e inaugura Colônia Agrícola Major César e Central de Monitoramento nesta quinta (20)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

7 de maio de 2025
Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

25 de abril de 2025
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In