“Oportunizar aos jovens a conquista do primeiro emprego e que eles possam desenvolver uma carreira dentro do mercado de trabalho”, com essa fala, a coordenadora de RH da Águas de Teresina, Adriana Pacheco, definiu o projeto Jovem Aprendiz da empresa, que realizou III Encontro de Aprendizes para uma troca de informações e experiências com os gestores. “O projeto, ainda que seja uma exigência legal, é acima de tudo um propósito da nossa empresa que busca oferecer aos jovens a oportunidade do emprego, contribuindo com essa inserção no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade deles”, explicou Adriana.
O encontro contou com a participação da professora e master coach de carreira Jannayna Tavares, que bateu um papo bem descontraído com os jovens sobre trabalho, empreendedorismo e habilidades do século XXI. “Os jovens, quando são orientados, crescem e se desenvolvem. Nas escolas eles não são preparados para a carreira profissional e cabe às empresas receberem esses adolescentes e fazer com que eles conheçam essas trilhas profissionais”, explanou a professora.
Ainda de acordo com a docente, o mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças e é preciso que o jovem desenvolva competências que possam inseri-lo dentro dessa nova realidade. “Passamos por diversas mudanças e as coisas não estão indo na mesma velocidade. Todo mundo está passando por novas oportunidades de trabalho e precisamos desenvolver novas competências, como o pensamento digital, que é algo que está em muita evidência atualmente. Então os jovens precisam ser treinamos com relação a isso”, arrematou Jannayna.
O presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, destacou que o projeto é importante para engajar o jovem, motivá-lo e incentivá-lo a aproveitar ao máximo todas as informações que contribuirão para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades, aumentando ainda mais suas habilidades e competências.
“A Águas de Teresina investe em educação desde a sua concepção desenvolvemos esse trabalho com o foco na saúde, que é a nossa principal missão. E nessa área de educação temos diversos trabalhos, inclusive sociais, dos quais não abrimos mão, porque faz parte nossa natureza. Assim, o projeto Jovem Aprendiz passa por essa visão, onde a partir do mundo corporativo, os jovens conhecem nossa carreira e se preparam para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou o presidente.
O PROJETO
O projeto Jovem Aprendiz conta com 30 jovens com idade a partir dos 18 anos, que estão no processo de finalização do ensino médio ou iniciando o ensino superior. Na empresa, eles passam por um processo de seleção, depois por uma integração e então são alocados em algumas áreas. Ao longo de dois anos, eles vão fazendo rodízio em vários setores da concessionária, onde terão a oportunidade de desenvolvimento em várias atividades. Dependendo do resultado, eles podem ser absorvidos e contratados pela Águas de Teresina.
A jovem Anne Caroline Fonseca, aprendiz do setor de Serviços da empresa, destaca que está sendo bastante enriquecedora a experiência de trabalho. “Tenho aprendido muito dentro da empresa, pois tenho recebido várias informações que colaboram para o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuirão com minha qualificação profissional”, ressalta a aprendiz de 19 anos.
Discussion about this post