Museus e casas de cultura presentes em oito cidades do Piauí participam da 16ª Semana dos Museus. A programação iniciou nessa segunda-feira (14) e segue até domingo (20). Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) inicia sua programação na quarta-feira (16), a partir das 8h30. Na ocasião, serão exibidas ao público as postagens referentes ao projeto “Museu Redescoberto”, que visa proporcionar, virtualmente, um passeio pelo acervo do museu.
“Este é um evento nacional, realizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em parceria com os museus. É uma forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. O objetivo é dar visibilidade aos espaços de memória em todo o mundo”, afirma a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
Ainda na quarta (16), tem uma visita mediada ao acervo do Museu do Piauí e à exposição temporária “Conexões”, que permanece no espaço até o fim de maio. Durante a tarde, tem uma aula temática com o tema da Semana dos Museus: “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Na quinta-feira (17), durante a tarde, tem o projeto “Cajuína no Museu”, desenvolvido pelos professores do Programa Educativo do MUP. No dia 18, sexta-feira, tem visita mediada pela manhã, e, a partir das 14h30, tem a exibição do filme documentário “Um Rio de Memórias: vivências no Museu do Piauí”. A programação é encerrada com Sarau lítero-musical.
Outras Casas de Cultura do Piauí também participam da semana. Em Oeiras, o Centro Cultural Sobrado Major Selemérico e o Museu de Arte Sacra estão com suas programações no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
No Sobrado Major Selemérico, a programação começa nesta terça-feira (15), a partir das 8h, com abertura da exposição artística e fotográfica de Oeiras, da Academia Oeirense de Artes. O Centro Cultural realiza ainda mesas redondas, visitas mediadas ao acervo e apresentação cultural com alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha.
O Museu de Arte Sacra realiza sua programação, de 14 a 18 de maio, com mesa redonda, palestra e lançamento do folder digital e impresso do museu. Em Picos, o Museu Ozildo Albano também participa, com exposição e visita mediada ao acervo.
A programação completa pode ser encontrada no site da Ibram, no endereço http://guiadaprogramacao.museus.gov.br.
Com informações de: Juliana Nogueira