• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
segunda-feira, junho 9, 2025
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +

Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF

6 de junho de 2021
CurtirCompartilhar

Rogério Caboclo não atendeu aos pedidos para se afastar e resistiu até o fim. Mas neste domingo (6), ele foi retirado da presidência da CBF por 30 dias. A decisão foi tomada pelo conselho de ética da entidade. Ele terá esse tempo para se defender da acusação de assédio moral e sexual feito por uma cerimonialista da entidade. Antônio Carlos Nunes de Lima, o coronel Nunes, assume a presidência por ser o vice mais velho (82 anos). Ele ocupou o cargo entre fevereiro de 2017 e abril de 2019, no período entre o banimento de Marco Polo Del Nero e a posse de Caboclo, eleito para ficar até 2023.

A decisão ocorre após quase uma semana de tentativas e pedidos de diretores da confederação e presidentes de federações estaduais para que Caboclo se afastasse. Como último argumento para convencê-lo lhe foi sugerido atender ao conselho do diretor de governança, André Megale, de se licenciar por tempo determinado. Talvez, seis meses, para se defender das acusações de assédio sexual e moral feitos por uma cerimonialista da confederação.

Os argumentos apresentados a Caboclo, segundo soube a reportagem, era que a saída dele, mesmo que temporária, abafaria todos os problemas. Faria sair do noticiário a denúncia de assédio, aplacaria o descontentamento dos jogadores da seleção e de Tite, garantiria a realização da Copa América sem sobressaltos e atenderia ao desejo manifestado por presidentes de outras confederações nacionais, da Conmebol e até de representantes da Fifa: tirá-lo da organização do torneio.

O cartola continuou a negar essa possibilidade. A pelo menos um presidente de federação do Nordeste disse que se sair, a chance de não voltar é grande.

Um problema para Caboclo se tornou o isolamento. A não por alguns presidentes de federações estaduais do Nordeste, ele não contava mais com apoios políticos. Mais importante do que isso, seus diretores na CBF, quase todos os que o aconselharam a se afastar, já estavam cansados da instabilidade e das variações de humor do dirigente que, em dias ruins, os tratava mal. Às vezes, aos palavrões.

O vácuo no poder da confederação será discutido nesta segunda-feira (7), para quando foi convocada uma reunião extraordinária dos oito vices da entidade. Dois deles disseram à reportagem que quase todos estarão presentes. Há dúvida a respeito da presença de Fernando Sarney, que está em quarentena por causa da Covid-19.

Alguns vices da CBF já foram sondados sobre a possibilidade de assumir o lugar do atual presidente na organização da Copa América. Por ter sido decidido às pressas que a sede seria o Brasil, não houve tempo para montar um comitê organizador. Tudo tem sido resolvido por Caboclo. Mas a polêmica de abrigar o torneio faz com que os demais cartolas tenham mostrado resistência em herdar a atribuição.

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, o receio de Caboclo era que, sem o poder da presidência da CBF, ele voltasse ao ostracismo. O hoje homem mais poderoso do futebol brasileiro nunca foi uma liderança nem mesmo no seu clube do coração, o São Paulo. Subiu na Federação Paulista de Futebol e depois na CBF sob as bênçãos de Marco Polo Del Nero, banido do futebol pela Fifa, mas ainda consultado por Caboclo quanto à decisões da entidade, como mostraram áudios obtidos pela ESPN.

Na luta pela sua sobrevivência política, Caboclo manteve contatos constantes com dirigentes estaduais. No governo federal, ele encontrou o interlocutor que procurava, onde foi incentivado a resistir no cargo e até ouviu sugestões de demitir Tite do comando da seleção brasileira. Era uma possibilidade que alarmava a cartolagem, pela certeza de que os jogadores se recusariam a disputar a Copa América e poderia causar um dano à imagem não apenas da competição, mas da CBF.

A pressão contra o presidente Caboclo vinha também de fora de campo. Neste domingo (6), a reportagem questionou os patrocinadores da confederação acerca das denúncias. O banco Itaú disse estar preocupado com as acusações e que “acompanhará de perto a apuração do caso”.


A Gol se disse preocupada e que irá “acompanhar de perto as apurações e desdobramentos”, enquanto a Mastercard pediu investigações profundas e rápidas sobre as “sérias alegações”.
“Manifestamos nossa profunda preocupação com os relatos divulgados, pois reportam práticas que não toleramos. Seguimos atentos à apuração do caso e esperamos uma análise com a seriedade e rapidez que a situação requer, escreveu a Ambev.

A Vivo respondeu, ao colunista Rodrigo Mattos, do Uol, que “repudia qualquer ato de assédio ou discriminatório”. Ao mesmo porta, a Nike afirmou que seguirá “acompanhando de perto à apuração do caso e qualquer investigação futura”.

Ao TNT Sports, a Fiat disse que “não temos como nos manifestar no momento”, e a Semp TLC declarou que não tolera este tipo de conduta e que “aguarda a apuração criteriosa dos fatos a fim de ponderar acerca das correspondentes implicações”.

Cimed, Kin Analytics, 3 Corações, TechnoGym e Pague Menos não responderam até a publicação deste texto. A StasSports não foi encontrada para se manifestar.


Fonte: Folhapress 

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba
  • Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil
  • Teresina em Fotografias – Uma Jornada Pela História”: O Documentário que Retrata a Alma da Capital Piauiense
  • Carnaval de Floriano 2025: com parceria da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí, festa se torna maior evento do sul do PI
  • Bloco das Virgens agita foliões com apoio da Prefeitura de Floriano, CENDFOL e Governo do Piauí
  • Prefeitura de Floriano lança a 3ª edição do Carnaval da Família
  • Carnaval 2025 de Floriano: Ávine Vinny comanda multidão no 2º arrastão; CENDFOL, Prefeitura de Floriano e Governo do Piauí idealizam evento
  • Carnaval da Família e festa no Cais de Floriano: alegria contagia foliões de todas as idades
  • Projeto Capacitur forma mais de 50 Alunos no Litoral Piauiense com apoio da Equatorial Energia e AEECP
  • Detonautas anuncia show da turnê “Detonautas Tour 20 anos – Acústico” em Teresina 
  • Tony Salles comanda a Abertura do Carnaval de Floriano de 2025; veja detalhes do evento
  • Rafael Fonteles forma novos policiais e inaugura Colônia Agrícola Major César e Central de Monitoramento nesta quinta (20)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

Coral dos Vaqueiros dos Vaqueiros de União-Pi se apresentam no 1o Festival da Economia Popular e Solidária em Salvador-Ba

7 de maio de 2025
Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

Rafael Fonteles será o entrevistado do Roda Viva (28/04), canal 02, às 22h para todo o Brasil

25 de abril de 2025
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In