• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
domingo, setembro 6, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home .

Estudante da Uespi desenvolve pesquisa sobre dengue, zika vírus e chikungunya

29 de outubro de 2019
CurtirCompartilhar

O estudante Danilo Rafael da Silva Fontinele, do 6º período de Medicina,  e a professora dra. Liline Maria Soares Martins, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), desenvolveram a pesquisa sobre o uso de marcadores sorológicos e moleculares na investigação de dengue, zika vírus e chikungunya em pacientes com suspeita clínica.

A pesquisa busca demonstrar a importância do problema, sobretudo, quanto a correta investigação laboratorial dos casos suspeitos, a fim de permitir um diagnóstico cada vez mais seguro e precoce. Além disso, permitir um prognóstico  dos pacientes e a redução de gastos públicos.

Segundo os pesquisadores, as arboviroses são atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes a nível global, com consequências clínicas e econômicas preocupantes. “Com a circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4) e dos vírus chikungunya e zika, é um desafio para a assistência e também para a vigilância. As doenças possuem sinais clínicos similares, dificultando a suspeita inicial e, consequentemente, impactando as notificações, as quais, até o momento, superestimam a dengue e subestimam as demais”, afirmam.

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2018 a julho de 2019 com a coleta dos dados entre março de 2018 a março de 2019. A coleta dos dados ocorreu por meio da análise de 160 fichas de investigação e os dados sorológicos e moleculares foram obtidos por meio de registros do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do laboratório.

O trabalho concluiu que a arbovirose de maior notificação foi o DENV, sendo a maioria dos pacientes procedentes do município de Teresina, chamando a atenção para a baixa notificação nos demais municípios do Piauí. Os casos suspeitos foram mais frequentes no sexo feminino, em pacientes com idade média de 29 anos. Os sintomas mais comuns foram febre e mialgia.

Ao analisar os marcadores foi verificado como a investigação dessas arboviroses ocorre no estado e caracterizaram o perfil epidemiologico dos casos. A metodologia de Elisa/IgM ou IgG foi o método que diagnosticou laboratorialmente a maioria dos casos. Quanto à análise molecular (RT-qPCR/RNA) foi observado uma baixa detecção para as três arbovirose investigadas, de acordo com os pesquisadores, isso se deve provavelmente à coleta da amostra biológica após o 5º dia de sintomas, onde a viremia está baixa.

Foi destacado a carência de informações do sistema de vigilância em saúde, escassez de fichas de investigação epidemiológicas e dados clínicos sobre a evolução dos mesmos, dificultando a elaboração e direcionamento de políticas públicas para o controle das arboviroses e consequentemente diagnóstico oportuno, tratamento e redução das arboviroses.

A pesquisa ressalta a importância de um treinamento adequado das equipes da atenção básica, para que os casos de arboviroses sejam acompanhados e tratados adequadamente, sem perda do seguimento dos pacientes. Essa estratégia possibilitará a redução dos altos índices de arboviroses que persistem em nosso meio, bem como a diminuição da recém-nascidos infectados por arbovírus, consequentemente, das sequelas irreversíveis que estas viroses possam ocasionar.

Danilo Fontinele faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “É uma grande oportunidade fazer o que amamos com apoio e incentivo da universidade”, ressalta o pesquisador.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana
  • Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí
  • Júlio César, Georgiano Neto e Simone Pereira ensaiam adesão a grupo de motoristas de aplicativos e blog em Teresina
  • K-You Fest reúne fãs de K-pop neste sábado no Teresina Shopping
  • Indicadores da Atenção Básica em Teresina apontam avanços em 2026
  • Servidores participam de oficina prática sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros no IPMT
  • Encontro dos Amigos com Euler Monteiro: saiba data, horário e local do evento
  • II Corrida da Advocacia de Piripiri tem apoio do vereador Euler Monteiro
  • K-You Fest promove tarde de dança e cultura coreana no Teresina Shopping
  • Empresários e empreendedores de Cajueiro da Praia cobram compromisso de candidatos com turismo e desenvolvimento
  • 2º Festival Coreano de Teresina segue neste sábado com show de Kino, workshops e competição de K-pop cover
  • 2º Festival Coreano de Teresina abre programação com cosplay, música e participação de artista internacional

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

4 de setembro de 2026
Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

4 de setembro de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In