A liberação de eventos sociais, impulsionada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição dos casos graves da doença, voltou a aquecer o setor, que precisou pausar suas atividades no auge da pandemia em Teresina.
Agora, aos poucos, o público está sendo liberado a sair da modalidade “drive-in” e participar de forma presencial de reuniões, eventos e festas. A liberação, claro, está condicionada ao respeito dos protocolos de higiene e ao compromisso de que os eventos não gerem tantas aglomerações.
Esse novo momento vem abrindo novas vagas de trabalho. As empresas e profissionais, que já trabalham no setor, têm muita necessidade de mais mão de obra especializada para organizarem e decorarem festas e eventos sociais.

De olho nesse mercado, que se reaquece a cada dia, a Fundação Wall Ferraz tem na sua grade de cursos gratuitos, o de “Arte e decoração com balões”, que sempre atrai muitos alunos, interessados em conseguir trabalho e garantir uma renda extra. O último deles foi ministrado, no período de 15/09 a 22/10, na Associação de Juventude de Teresina, no bairro Parque Piauí, com participação de 50 alunos.
No curso, todos desenvolvem conhecimentos e técnicas de arte e decoração com balões que podem ser aplicadas nos mais diferentes tipos de eventos: aniversários, feiras, casamentos, batizados e exposições. “Esse curso foi uma oportunidade única para todos nós, pois aprendemos técnicas novas que serão usadas para termos uma renda extra”, disse Vanessa Santana, aluna do curso. “Meu aproveitamento no curso foi ótima e hoje me sinto preparada para o mercado. Quero em breve está trabalhando nessa atividade”, afirma Juliana Venâncio, outra aluna do curso.
A arte com balões, ensinada no curso, impressiona. O colorido adquirido através da combinação de cores das bexigas deixa o ambiente mais bonito e com aspecto alegre. Os convidados, ao mesmo tempo em que desfrutam do evento podem apreciar as esculturas e motivos, que, dependendo da criatividade, vão desde cascatas e flores, até animais, como cachorrinhos, cisnes e borboletas.
“Hoje eu sou uma micro empreendedora por conta da ajuda da Fundação Wall Ferraz que confiou a mim a responsabilidade de ministrar os cursos. Com a renda que consegui com os cursos abri minha empresa e hoje, graças a Deus, sou uma profissional conceituada no ramo de decorações de festas”, revela Ely Silva, instrutora do curso “Arte e decoração com balões”, da FWF.
Muitos alunos do curso também já atuam no mercado e trabalho e outros até abriram o próprio negócio. “O curso nos proporcionou a oportunidade de atuar no ramo da decoração empresarial. Montei minha empresa e já estou inclusive com um contrato fechado com uma grande rede de lojas de Teresina”, conta Marcos Paulo, outro aluno do curso.
Diante do sucesso do curso, a Fundação Wall Ferraz já planeja a realização de novos cursos nessa área. “As celebrações são parte da cultura festiva do brasileiro, uma paixão nacional que movimenta muito dinheiro no país e a reabertura do setor, representa mais oportunidades de trabalho para muita gente. Através dos cursos da FWF estamos proporcionando as condições necessárias ao desenvolvimento da arte de decorar ambientes diversos, a partir do uso de balões”, ressalta Maykon Silva, presidente da FWF.
Discussion about this post