• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
quarta-feira, julho 22, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Aluno piauiense de escola pública concorre em feira nacional de engenharia

As pessoas podem votar pelo Facebook através da rede social da Febrace, ou na página feria até o dia 15 de março.

5 de março de 2018
CurtirCompartilhar

Com apenas 17 anos o estudante Francisco Camêlo de Oliveira Neto, aluno do 3º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva concorre em premiação com votação popular na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Francisco é finalista na Sub-categoria: Eletrotécnica com o Projeto Wearable-Luva Inteligente.

O wearable-luva inteligente, é um projeto de automação residencial para pessoas cadeirantes e acamadas que funciona como se fosse um controle remoto. A luva é também um sistema inteligente de baixo custo e baixo consumo de energia capaz de controlar luzes, eletrodomésticos e outros aparelhos tudo por sinal de rádio.

A ideia para o invento surgiu a partir de aulas que o estudante teve na escola, mas desde muito novo Francisco afirma seu interesse por tecnologias. “Desde muito novo sempre gostei de computadores e tecnologia, e na aula de robótica com o acompanhamento da professora Sidiane fui aperfeiçoando cada vez mais meus conhecimentos, até chegar no desenvolvimento do meu projeto, inclusive foi essa mesma professora que me informou e instigou a participar da feira”, esclarece o estudante.

Sidiane Alves Cardoso, professora e orientadora do projeto destacou a importância de incentivar sempre os alunos a realizarem projetos nas áreas de ciências e tecnologias.

“A importância de incentivar a ciência, tecnologia e pesquisa partiu do desejo de formar cidadãos mais éticos e profissionais, explorar a criatividade e espírito investigativo no ramo da pesquisa científica, e que nossos alunos não sejam apenas consumidores de tecnologias e sim desenvolvedores dela”, pontuou a professora.

Até o dia 15 de março o endereço http://febrace.org.br/virtual/2018/ENG/40/) estará disponível para votação. Além disso, a população pode ajudar na seleção com curtidas via rede social Facebook na página da Febrace. Ao todo, 296 estudantes concorrem as premiações.

Os nove finalistas selecionados na Febrace irão participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), uma das principais feiras de tecnologias do mundo que acontece todos os anos nos Estados Unidos, lá para o mês de maio.

A Febrace este ano, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março no estacionamento da Escola Politécnica – USP.

Tags: EstadualFebraceFeirapiauiense

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • 2º Festival Coreano em Teresina reúne atrações nacionais e internacionais em agosto
  • FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI
  • Teresina promove II Curso de Justiça Climática para fortalecer políticas públicas inclusivas e resilientes
  • Thiago Junqueira confirma aliança com Joel Rodrigues e Ciro Nogueira para eleições de 2026
  • Adapi amplia rastreabilidade e moderniza controle de agrotóxicos no estado
  • Governo do Estado transforma mobilidade urbana de Nova Santa Rita com asfaltamento e novo sistema de iluminação pública
  • SPIA auxilia na identificação de suspeito de furto na zona Sul de Teresina
  • Em Altos, Governo do Piauí recupera 140 quilômetros de estradas vicinais e asfalta diversas ruas
  • Com a proximidade das férias, SSP orienta população a verificar situação da identidade antes de viajar
  • Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar
  • Escócia x Brasil: onde assistir, arbitragem e escalações prováveis
  • Governo do Piauí nomeia 137 novos servidores aprovados em concursos públicos nesta quarta (24)

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

2º Festival Coreano em Teresina reúne atrações nacionais e internacionais em agosto

2º Festival Coreano em Teresina reúne atrações nacionais e internacionais em agosto

22 de julho de 2026

FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI

21 de julho de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In