100% PIAUÍ

Aluno piauiense de escola pública concorre em feira nacional de engenharia

Com apenas 17 anos o estudante Francisco Camêlo de Oliveira Neto, aluno do 3º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva concorre em premiação com votação popular na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Francisco é finalista na Sub-categoria: Eletrotécnica com o Projeto Wearable-Luva Inteligente.

O wearable-luva inteligente, é um projeto de automação residencial para pessoas cadeirantes e acamadas que funciona como se fosse um controle remoto. A luva é também um sistema inteligente de baixo custo e baixo consumo de energia capaz de controlar luzes, eletrodomésticos e outros aparelhos tudo por sinal de rádio.

A ideia para o invento surgiu a partir de aulas que o estudante teve na escola, mas desde muito novo Francisco afirma seu interesse por tecnologias. “Desde muito novo sempre gostei de computadores e tecnologia, e na aula de robótica com o acompanhamento da professora Sidiane fui aperfeiçoando cada vez mais meus conhecimentos, até chegar no desenvolvimento do meu projeto, inclusive foi essa mesma professora que me informou e instigou a participar da feira”, esclarece o estudante.

Sidiane Alves Cardoso, professora e orientadora do projeto destacou a importância de incentivar sempre os alunos a realizarem projetos nas áreas de ciências e tecnologias.

“A importância de incentivar a ciência, tecnologia e pesquisa partiu do desejo de formar cidadãos mais éticos e profissionais, explorar a criatividade e espírito investigativo no ramo da pesquisa científica, e que nossos alunos não sejam apenas consumidores de tecnologias e sim desenvolvedores dela”, pontuou a professora.

Até o dia 15 de março o endereço http://febrace.org.br/virtual/2018/ENG/40/) estará disponível para votação. Além disso, a população pode ajudar na seleção com curtidas via rede social Facebook na página da Febrace. Ao todo, 296 estudantes concorrem as premiações.

Os nove finalistas selecionados na Febrace irão participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), uma das principais feiras de tecnologias do mundo que acontece todos os anos nos Estados Unidos, lá para o mês de maio.

A Febrace este ano, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março no estacionamento da Escola Politécnica – USP.

Sair da versão mobile