• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
segunda-feira, setembro 7, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

Cronicando o Piauí: Causos

24 de outubro de 2018
CurtirCompartilhar

Está enquadrado no flash insalubre do momento insano, ou no calendário do operário-padrão, ou no relógio cativo ordeiro dos ponteiros tira o tempero da vida. O sabor e o saber da água. A cor e a lei da flor. As virtudes do desabafo afogado em lágrimas. A vida deixa de ser uma viagem real para caí na rotina virtual. Voos de pássaros banais. Conversa na famosa esquina de homens tristes. Sorrisos auto-programáveis. Caminhar tabulado em tabuleiro de damas amargas. Ficamos vivendo da mesmice e da cretinice.

Ao invés do lazer no caminho do Sol, na desobediência da fala, passamos a seguir rotas certinhas e labirintos escuros em linhas retas. Criamos metas impagáveis. Quando vivemos estes cárceres, estamos em pleno mar encerrados nos porões de um navio negreiro. Temos a juventude em mãos, mas, vivemos almejando a velhice e perseguindo a chancela da aposentadoria na carteira de trabalho. Temos tempo, saúde e tesão, no entanto, sonhamos com os dias opacos da velhice, com as idas contínuas à farmácia e com um vigor pusilânime.

Descemos o rio sem consumir a beleza do voo e a elegância do navegar da garça no azul do Eterno. O cotidiano vai nos ludibriando em contas de água, energia, IPVA, IPTU… vêm os cabelos brancos e o tempo jamais retrocede. Nem por você, nem por mim e nem por ninguém. Somos tolos correndo atrás de ilusões. Crianças chorando por saco de bombons. Não temos controle remoto para dar pause, para reviver alguns capítulos, para mudar algumas cenas ou desligar para voltar a respirar mais tarde. E aí, meu amiguinho, a máxima que irá se impor será:

“Não quero choro e nem vela!”

Cadê meus pais? Se foram! Meus irmãos? Se foram! Meus amigos? Morreram! Meus inimigos? Se diluíram! Quantas coisas ainda tínhamos para curtir, entretanto, preferimos fingir. Vivemos poucos bons momentos juntos. Rapidamente foram-se as horas, os dias, as semanas, os meses e os anos. Sempre e sempre vivi o amanhã. No entanto, nunca o alcancei. Passaram-se num piscar de olhos.
Queiram ou não, ainda vivemos o cativeiro da Babilônia e do Egito.

Agora, aposentado, você percebe que o problema não era a falta de dinheiro, o desemprego, as contas… era você que foi envolvido, consumido, ludibriado, enganado, roubado pelo sistema. Aposentado, ver que tudo continuou na mesma. O aluguel e as demais obrigação estão lá. Do mesmo jeito. Debito e crédito jamais se divorciaram. E o herdeiro desta união instável, estava sempre lá, no cantinho do final da página: “saldo negativo”. Porém, a vida passou e não voltará.
Regra de ouro do jogo de xadrez:

“Ao final do jogo, o rei e o peão irão para a mesma caixa”.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana
  • Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí
  • Júlio César, Georgiano Neto e Simone Pereira ensaiam adesão a grupo de motoristas de aplicativos e blog em Teresina
  • K-You Fest reúne fãs de K-pop neste sábado no Teresina Shopping
  • Indicadores da Atenção Básica em Teresina apontam avanços em 2026
  • Servidores participam de oficina prática sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros no IPMT
  • Encontro dos Amigos com Euler Monteiro: saiba data, horário e local do evento
  • II Corrida da Advocacia de Piripiri tem apoio do vereador Euler Monteiro
  • K-You Fest promove tarde de dança e cultura coreana no Teresina Shopping
  • Empresários e empreendedores de Cajueiro da Praia cobram compromisso de candidatos com turismo e desenvolvimento
  • 2º Festival Coreano de Teresina segue neste sábado com show de Kino, workshops e competição de K-pop cover
  • 2º Festival Coreano de Teresina abre programação com cosplay, música e participação de artista internacional

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

4 de setembro de 2026
Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

4 de setembro de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In