• Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato
segunda-feira, maio 23, 2022
100% PIAUÍ
Advertisement
  • HOME
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • HOME
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

“Cronicando o Piauí” com Antônio Neto Sampaio – Sou do Piauí, Chapada do Corisco!

29 de março de 2018
CurtirCompartilhar
Imagem Ilustrativa

Tenho que dizer: sou do “Piauí”! Sou da “Chapada do Corisco”!

Que Deus permita viver os resto dos meus dias por aqui. Quanto mais calor, mais amor. Quero “voar” como gavião ou como caburé. Quando o rio Poti enche, sobe um cheiro de infância e sai invadindo minhas reminiscências.

Às vezes, pela manhã, saiu de casa à pé e desço rumo ao Centro, Mercado Central, à praça da Bandeira, ao Troca-Troca, ao Shopping da Cidade. Vou ruminando minha cidade para conhecê-la detalhe por detalhe. Palmo a palmo. É, na verdade, uma higiene mental. Sinto-me como se estive viajando por outros submundos. Visito a igreja de São Benedito, a igreja do Amparo, a igreja Matriz na praça Saraiva. Sou Católico Apostólico Romano. Afeito aos templos católicos. Só sigo o rito ortodoxo. Essas missas a lá axé, tô fora.

Essas andanças me levam à minha mocidade. Pois grande parte dela foi perambulando pelo Centro de Teresina. Gosto de sentar nos bancos da praça Rio Branco e observar o cotidiano dos pombos e o movimento dos autômatos. Se tivéssemos plena consciência da nossa finitude, não correríamos tanto. Atrás do que não sabemos e nem porque corremos.

Os velhos de cabeça em algodão, já sabem que o tempo por aqui é efêmero. Por isso caminham a passos lentos e lerdos. Sem pressa. Sossegados.

Geralmente, retorno pela Frei Serafim. Tomo um caldo de cana com um pastel de queijo (eu e minha filha Raíssa somos loucos por queijo). Enquanto isso, observo os transeuntes subindo e descendo do “buzu”. Meu Deus, pra onde vão com tanta pressa!? O mundo está estressado. As pessoas só sabem que têm que ir, mas não sabem onde chegar.

Pago minha conta e desço pelo o hospital São Marcos, saiu na agência do Banco do Brasil e rumo ao Mercado da Piçarra.

Olho pro céu e sinto o quanto sou pequeno.

Tags: ChapadaCoriscopiauí

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Amauri Jucá e Nayanna Lima fazem show “Caçando Cunversa” no dia 28 de maio; saiba onde comprar ingressos
  • A Unionense Regina Sousa, assume como a primeira mulher, o Governo do Piauí
  • Deputado Estadual Gessivaldo Isaías define com Jeová Alencar chapa do Republicanos
  • A cidade de Manuel Emídio-Pi, vai comemorar 58 anos de emancipação política
  • Com foco na cultura nordestina, documentário “O Forró no Piauí nos Anos 2000” será lançado em Teresina
  • Iate Clube de Teresina passa por processo de eleições no próximo dia 19 de dezembro
  • Fundação Wall Ferraz realiza “Primeira feira das profissões Do Centro Social do Parque Alvorada”
  • FWF realiza feira de amostra de profissões no Parque Alvorada
  • Fundação Wall Ferraz abre inscrições para o curso de “Vendedor”
  • Insatisfeitos, vereadores esvaziam reunião com o prefeito Dr. Pessoa
  • Mulher foi presa por engano durante prova do Enem em Teresina
  • No Piauí, 17 instituições de segurança privadas são alvo de operação da PF

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Amauri Jucá e Nayanna Lima fazem show “Caçando Cunversa” no dia 28 de maio; saiba onde comprar ingressos

Amauri Jucá e Nayanna Lima fazem show “Caçando Cunversa” no dia 28 de maio; saiba onde comprar ingressos

16 de maio de 2022
A Unionense Regina Sousa, assume como a primeira mulher, o Governo do Piauí

A Unionense Regina Sousa, assume como a primeira mulher, o Governo do Piauí

31 de março de 2022
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • HOME
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In