• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
quinta-feira, abril 23, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home

Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos

10 de setembro de 2020
CurtirCompartilhar

O Projeto de Lei que aumenta as penas para quem pratica o crime de maus tratos contra cães e gatos foi aprovada nessa quarta-feira (9) pelo Senado. Atualmente, o tempo de detenção previsto pela legislação é de três meses a um ano e multa.

O texto, que segue para sanção presidencial, amplia a pena de reclusão para que seja de 2 a 5 anos e pagamento de multa, assim como a proibição de guarda do animal, que foi uma inovação para o projeto.

Para o relator da PL, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a lei em vigor não prevê flagrante para crime de maus tratos, por ser considerado uma infração penal de menor potencial ofensivo. Assim, mesmo que haja o flagrante, o infrator assina um termo e volta para casa.

“É de se surpreender que, lamentavelmente, ainda nos dias atuais, o Código Civil brasileiro mantenha a natureza jurídica dos animais como se fossem coisas, classificando-os como bens móveis”, disse Contarato, em seu relatório. “O PL é meritório, sobretudo porque atende ao mandamento constitucional de vedação à crueldade contra animais e aumenta a pena quando o crime for perpetrado contra cães e gatos”, declarou.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais de 11,5 milhões com algum gato. No entanto, nos últimos anos, o país tem registrado casos conhecidos de abuso contra animais, como é exemplo do cachorro que morreu após ser espancado em frente a um supermercado em 2018.

 “Práticas de tortura e a omissão nos cuidados em prover alimento e água são frequentemente reportadas, além de ações de vingança contra o proprietário do animal, interesses econômicos ou atos de pura maldade do próprio dono”, afirmou o relator.

Atualmente, não é previsto por lei a obrigatoriedade de cumprir pena de detenção inicialmente em regime fechado. Também é regra que seu cumprimento seja em regime semiaberto em estabelecimentos menos rigorosos, como colônias agrícolas ou similares, ou em regime aberto, em casas de albergado.

Já a pena prevista no projeto, a reclusão seria feita em estabelecimentos mais rígidos, de segurança média ou máxima, com regime de cumprimento fechado, semiaberto ou aberto.

“Práticas de tortura e a omissão nos cuidados em prover alimento e água são frequentemente reportadas, além de ações de vingança contra o proprietário do animal, interesses econômicos ou atos de pura maldade do próprio dono”, afirmou o relator, finalizou Contarato.

Tags: agressores de cães e gatosaumento de penasenado

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira
  • Escola de Música Possidônio Queiroz recebe Coral 60+ da Uespi para oficina e apresentação especial

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri

22 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In