100% PIAUÍ

Deputado alerta para a necessidade de aprovação de lei de inspeção de prédios

O deputado estadual Henrique Pires (MDB), que é engenheiro, defendeu, na tribuna, durante a sessão plenária desta quinta-feira (24),  o Projeto de Lei de sua autoria, ora em análise na Comissão de Constituição e Justiça, que trata da obrigatoriedade da realização de vistorias em prédios e construção no Piauí visando evitar desastres, como o que ocorreu em Fortaleza, onde o desabamento de um edifício causou a morte de nove pessoas.

Deputado alerta para a necessidade de aprovação de lei de inspeção de prédios

Henrique Pires leu texto publicado pelo engenheiro cearense Ênio Padilha em que ele adverte sobre a necessidade de vistorias nas edificações, afirmando que o concreto armado não é eterno, por isso os prédios precisam de manutenção para que possam durar dezenas de anos. O parlamentar emedebista ressaltou que a Defesa Civil do Governo do Distrito Federal interditou 97 prédios que corriam risco de desabamento, além de ter notificados 695 imóveis, dos quais 93 foram interditados e 14 chegaram a desabar, mas sem a ocorrência de vítimas fatais.

Henrique Pires disse que o deputado Franzé Silva (PT) pediu vistas do seu Projeto de Lei para aperfeiçoá-lo, assinalando que espera o apoio de todos os seus colegas parlamentares para sua aprovação quanto for colocada em votação no plenário.

Sínodo – O deputado do MDB parabenizou ainda o Papa Francisco pela realização do Sínodo da Amazônia e o governador Wellington Dias por ter solicitado à Alepi autorização para viajar ao Vaticano com o objetivo de participar do evento. Ele defendeu o debate sobre a Amazônia, mas afirmou que é inquestionável a soberania do Brasil sobre aquela região.

Henrique Pires disse que o presidente Jair Bolsonoro saiu vencedor no embate que teve com o presidente da França, Emanuel Macron, quando fez uma defesa da soberania do Brasil sobre Amazônia. O orador salientou que o Brasil é o país mais preservado do mundo e que, mesmo assim, não pode deixar de ter uma agroindústria e uma agropecuária desenvolvidas.

Festa do Bode – No início do seu pronunciamento, Henrique Pires manifestou a sua alegria pela realização da Festa do Bode na cidade de Batalha, que, em sua opinião, será um grande evento e parabenizou lideranças políticas e empresariais daquele município. Ele agradeceu ao Governo do Estado a retomada das obras da rodovia estadual que liga os municípios de Curimatá e Avelino Lopes, no Sul do Estado, uma das reivindicações que tem apresentado visando beneficiar a população.

J. Barros – Edição: Katya D’Andelles

Sair da versão mobile