• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
quinta-feira, abril 23, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Manchete

11 municípios piauienses decretaram situação de emergência por causa da seca

23 de setembro de 2020
CurtirCompartilhar

A Defesa Civil Estadual apontou que 11 municípios do Piauí já decretaram situação de emergência por causa da seca. Além disso, de acordo com o Monitor de Secas realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), subiu de 16,82% para 79,29%, entre os meses de julho e agosto, a área de estiagem no estado.

As cidades que estão sofrendo com a severidade do fenômeno e tiveram que decretar estado de emergência são: Caridade do Piauí, Marcolândia, Anísio de Abreu, Paulistana, Curral Novo do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Simões, Betânia do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Vila Nova do Piauí.

Outros 31 municípios também estão em processo de decretação em decorrência da estiagem. São eles:

  1. Acauã
  2. Alagoinha do Piauí
  3. Alegrete do Piauí
  4. Avelino Lopes
  5. Belém do Piauí
  6. Bonfim do Piauí
  7. Caldeirão Grande do Piauí
  8. Campo Alegre do Fidalgo
  9. Capitão Gervásio Oliveira
  10. Caracol
  11. Curimatá
  12. Dom Inocêncio
  13. Fartura do Piauí
  14. Francisco Macedo
  15. Francisco Santos
  16. Fronteiras
  17. Guaribas
  18. Jurema
  19. Jacobina
  20. Júlio Borges
  21. Lagoa do Barro do Piauí
  22. Massapê do Piauí
  23. Monsenhor Hipólito
  24. Morro Cabeça no Tempo
  25. Padre Marcos
  26. Pio IX
  27. Queimada Nova
  28. São Braz do Piauí
  29. São Raimundo Nonato
  30. São Julião
  31. Várzea Branca

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, informou que os efeitos da estiagem demoraram a chegar neste ano em decorrência da expansão do período chuvoso. Ele também ressaltou que os trabalhos realizados pelo órgão têm como objetivo amenizar os impactos deste fenômeno na população.

“Nesse ano o período chuvoso se estendeu um pouco mais e os efeitos da seca, que normalmente chegam nos meses de julho e agosto, agora começaram em setembro. É importante salientar que o Nordeste é a região semiárida mais populosa da terra. Existem regiões mais secas, mas com uma população muito menor. Então, o que podemos fazer é diminuir os efeitos da seca sobre a população, porque é uma questão geográfica e não podemos mudar o clima”, explicou.

Porém, houve também a expansão da seca para o centro e oeste do estado que, segundo a ANA, se deu pela pouca incidência de precipitações em agosto, assim como no último trimestre do ano. Os impactos serão de curto e longo prazo no sul do Piauí e de curto prazo nas demais áreas do território piauiense.

Geraldo Magela destacou algumas medidas adotadas pelos governos para amparar a população afetada pela estiagem. “Ao longo dos anos, os governos já vêm trabalhando para melhorar essa situação. Seja através de construção de açudes, de adutoras e levar água para a população. Mas, à medida que não é possível ainda atender todos, nessa época do ano nós entramos com a Operação Carro-pipa”, afirmou o secretário

Com informações do G1 Piauí

Tags: piauísecatemperaturatempo

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira
  • Escola de Música Possidônio Queiroz recebe Coral 60+ da Uespi para oficina e apresentação especial

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri

22 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In