• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
sábado, abril 25, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Destaques

2ª onda Covid-19: indústria piauiense descarta paralisação de atividades

26 de janeiro de 2021
CurtirCompartilhar

Em 2020, diversos foram os fatores que afetaram negativamente a indústria piauiense. Diante da pandemia de Covid-19, o setor se viu impossibilitado de dar continuidade em suas atividades industriais, perda de empregos, falta de insumos e decréscimo econômico no Estado. Contudo, o segmento desenvolveu um planejamento estratégico que viabilizaria o retorno seguro da atividade produtiva e que funcionou efetivamente bem e sem riscos à saúde dos funcionários das empresas.

A cadeia produtiva piauiense segue confiante e otimista para o desenvolvimento do setor em 2021. Segundo dados da PNAD COVID19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de novembro, houve um aumento na quantidade de pessoas ocupadas nos setores de Indústria geral e de Indústrias da transformação no Piauí. No setor de Indústria geral, o aumento foi de 13% – havia 54 mil pessoas ocupadas em outubro, subindo para 61 mil em novembro. O crescimento foi ainda maior nas Indústrias da transformação, com cerca de 16,2%, aumentando de 37 mil pessoas ocupadas em outubro para 43 mil em novembro.

No cenário atual, a pandemia ainda persiste com oscilações no número de casos e óbitos por covid-19 no Piauí. Diante disso, representantes da indústria piauiense já demonstram preocupação com possíveis decisões sobre o fechamento de empresas e reafirmam a manutenção segura das atividades no Estado. O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) Andrade Júnior reafirma que o setor está preparado e consegue manter operando efetivamente durante a pandemia.

“Quando propomos para a prefeitura e ao governo do Estado a volta das atividades industriais em meados de maio de 2020, nós tínhamos um plano e esse planejamento se configurou eficaz na utilização após o nosso retorno. Eu acho que devemos sim manter o distanciamento social, a higienização correta das mãos, evitar aglomerações e com certeza esse é um pedido que eu faço a toda sociedade piauiense, para que não voltemos ao cenário caótico da pandemia e aos transtornos de parar empresas, de perder empregos, e que inclusive, estamos recuperando a oportunidade de empregos agora. Então não tenho dúvidas de que podemos continuar com as indústrias trabalhando e mantendo esse vírus longe dos trabalhadores e empresas”, disse.

A pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que as perspectivas para os próximos seis meses são otimistas. Se a expectativa pela demanda por produtos é de 44,4% no Nordeste, o otimismo da indústria Estadual salta para 56,7%.

Andrade Júnior comenta ainda sobre as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil em 2021 e acredita em um ano de crescimento econômico no Estado. ” No ano passado tivemos um PIB negativo que deverá fechar próximo de 4% e a nossa indústria já prevê uma estimativa positiva, em torno de 3,5% para 2021. Então nós cremos em um ano muito virtuoso com recuperação dos empregos que perdemos no ano passado, geração de renda e sem dúvidas da volta do crescimento econômico. Quero dizer ao industrial piauiense e aos empresários que arregacemos as mangas, agora é a hora de colocar os planos em prática e vamos crescer “, conclui.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais
  • Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio
  • Euler Monteiro idealiza 1º Festival do Coco Babaçu em Piripiri
  • Festival celebra a força e a tradição das quebradeiras de coco babaçu
  • Sesapi promove encontro para garantir cuidado integral a usuários dos CAPS e fortalecer políticas de saúde mental no Piauí
  • Governo do Estado fortalece regionalização da saúde e inicia construção de Centro de Parto Normal em Corrente
  • Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio
  • Uespi lança edital com 1.180 vagas para cursos gratuitos de línguas nesta segunda (20)
  • Magno Soares lidera pesquisa em Castelo do Piauí com ampla vantagem
  • Festival do Coco Babaçu celebra tradição centenária e protagonismo das quebradeiras no Piauí
  • Bancada do PSD anuncia Marden Menezes como líder na Assembleia
  • Com mais de R$ 29 milhões, Rafael inaugura rodovias e destaca impacto econômico em Capitão Gervásio Oliveira

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Festival do Babaçu fortalece cultura e preservação de saberes tradicionais

24 de abril de 2026
Piripiri recebe 1º Festival do Coco Babaçu no dia 31 de maio

Comunidade Correntes recebe 1º Festival do Coco Babaçu; evento será 31 de maio

23 de abril de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In