O MDB pretende entrar na disputa pela Prefeitura de Teresina nas eleições de 2028. A estratégia foi revelada pelo deputado estadual João Madison (MDB), que defendeu o lançamento do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, como candidato da sigla para o pleito municipal.

Segundo o parlamentar, o partido saiu fortalecido das eleições deste ano após eleger oito deputados estaduais, dois deputados federais e um senador. Com o crescimento da representação política, a avaliação dentro da legenda é de que chegou o momento de buscar protagonismo também na capital piauiense.
O nome escolhido por João Madison é o de Severo Eulálio, que foi o deputado estadual mais votado do Piauí em 2026, com 90.728 votos. Em Teresina, o presidente da Alepi também liderou a votação para o cargo, somando 13.814 votos.
Para o deputado, o MDB precisa deixar de atuar apenas como aliado em disputas majoritárias e apresentar candidatura própria na capital. Na eleição municipal anterior, a legenda apoiou a candidatura do PT, que teve Fábio Novo como candidato a prefeito.
De acordo com João Madison, o trabalho de construção da candidatura deve começar desde agora para ampliar a presença da legenda em Teresina e fortalecer também a futura chapa de vereadores. O parlamentar afirmou que vê em Severo Eulálio o nome mais competitivo do partido para a disputa de 2028.
O deputado argumentou ainda que a antecedência será importante para consolidar o projeto político. Na avaliação dele, quanto mais cedo o MDB iniciar as articulações, maiores serão as chances de chegar fortalecido à eleição municipal.
Além de projetar o cenário para 2028, João Madison destacou o desempenho dos partidos da base governista nas eleições deste ano. Segundo ele, o grupo conseguiu eleger 27 deputados estaduais, enquanto a oposição ficou com apenas três cadeiras na Assembleia Legislativa.
O parlamentar também afirmou que o foco imediato dos aliados será a campanha presidencial no segundo turno, com mobilização em defesa da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



Discussion about this post