• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
quarta-feira, julho 22, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Manchete

Secult inaugura intervenção na ponte Simplício Dias e loja conceito no aniversário de Parnaíba

12 de agosto de 2021
CurtirCompartilhar

177 anos de história, cultura e muita contribuição ao estado do Piauí, serão comemorados no próximo sábado (14). Para marcar o aniversário de Parnaíba, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai inaugurar, às 18h, uma loja conceito, situada no Complexo do Porto das Barcas, com foco no artesanato litorâneo e uma intervenção artística na ponte Simplício Dias. O evento faz parte da programação organizada pelo Museu do Mar para celebrar a data.

“A galeria Mestre Argeu já existia no Porto das Barcas e, agora, com a revitalização, nós deslocamos o espaço e estamos montando uma loja conceito do artesanato. Lá, teremos o melhor do artesanato de toda a planície litorânea e não só da cidade de Parnaíba”, conta o superintendente de artesanato do Piauí, Jordão Costa, que ainda explica que os artesãos das cidades do litoral terão esse espaço exclusivo para expor as mais variadas peças, beneficiando a geração de renda local.

Outra novidade é a intervenção feita na ponte Simplício Dias, que recebeu gravuras em lambe-lambe com fotografias de pessoas da cidade de Parnaíba.  A intervenção faz parte do projeto “Aponte para arte” que tem o objetivo de resgatar os protagonistas das tradições culturais e diminuir as barreiras entre arte, a antropologia visual e a intervenção urbana.

O projeto propõe fazer um recorte fotográfico do povo parnaibano, alterando a paisagem e o cotidiano de quem passa. Os artistas responsáveis pelas gravuras são Ster Farache e Gerson Catatau.

Com isso, segundo o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, o Porto das Barcas e seu entorno ganham mais visibilidade artística e cultural. “São mais dois presentes que a Secult entrega à cidade de Parnaíba, essa loja que contém toda a nossa riqueza de artesanato e essas gravuras belíssimas que enfeitam a ponte. Os investimentos aqui já dão retorno, os turistas estão lotando o complexo e o agendamento de visitas ao Museu do Mar se esgotam rapidamente”, afirma.

O Porto das Barcas foi reinaugurado há pouco mais de um mês. Foram 10 mil metros de construção recuperados, desde a estrutura, cobertura, pavimentação, esquadrias, pintura e instalações. É a maior obra de revitalização do patrimônio histórico piauiense, que, além disso, contempla as lojas, pousada, galpão, restaurante, e a criação da Praça das Ruínas Cosme Sousa, em homenagem ao historiador e funcionário de carreira da Secult, que idealizou o espaço.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI
  • Teresina promove II Curso de Justiça Climática para fortalecer políticas públicas inclusivas e resilientes
  • Thiago Junqueira confirma aliança com Joel Rodrigues e Ciro Nogueira para eleições de 2026
  • Adapi amplia rastreabilidade e moderniza controle de agrotóxicos no estado
  • Governo do Estado transforma mobilidade urbana de Nova Santa Rita com asfaltamento e novo sistema de iluminação pública
  • SPIA auxilia na identificação de suspeito de furto na zona Sul de Teresina
  • Em Altos, Governo do Piauí recupera 140 quilômetros de estradas vicinais e asfalta diversas ruas
  • Com a proximidade das férias, SSP orienta população a verificar situação da identidade antes de viajar
  • Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar
  • Escócia x Brasil: onde assistir, arbitragem e escalações prováveis
  • Governo do Piauí nomeia 137 novos servidores aprovados em concursos públicos nesta quarta (24)
  • Águas do Piauí leva educação ambiental e orientações sobre uso consciente da água para comunidades da zona rural de Teresina

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

FMS debate financiamento da oncologia no Hospital São Marcos com Ministério da Saúde e SESAPI

21 de julho de 2026

Teresina promove II Curso de Justiça Climática para fortalecer políticas públicas inclusivas e resilientes

21 de julho de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In