• Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
domingo, setembro 6, 2026
100% PIAUÍ
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques
No Result
View All Result
100% PIAUÍ
No Result
View All Result
Home Manchete

Rafael Fonteles lança programa que fará do Piauí o 1º estado do Brasil a levar ensino de IA para escolas públicas de todos os municípios

4 de junho de 2026
CurtirCompartilhar

O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (4), no Palácio de Karnak, os programas Inteligência Artificial no Ensino Fundamental e Gestão da Aprendizagem para os Municípios. Com investimento de mais de R$ 10 milhões, as iniciativas serão desenvolvidas em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as prefeituras, alcançando os 224 municípios piauienses até 2027. A ação fará do Piauí o primeiro estado do Brasil a universalizar o ensino de Inteligência Artificial no ensino fundamental da rede pública municipal.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou que a Inteligência Artificial já faz parte da realidade da sociedade. “A IA está impactando toda a humanidade. É importante a boa formação de crianças, adolescentes e jovens nessa direção do bom uso da inteligência artificial, aproveitando os ganhos de produtividade que ela proporciona, mas sempre com a preocupação do uso ético e humano dessas ferramentas”, afirmou o governador.

Foto: Gabriel Paulino

Letramento digital e Inteligência Artificial

O programa Inteligência Artificial no Ensino Fundamental levará conteúdos de letramento digital, pensamento computacional e uso ético da tecnologia para estudantes das redes municipais. A implantação começa ainda este ano em 50 municípios e será ampliada para todo o estado a partir de janeiro de 2027.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o Piauí amplia uma experiência já consolidada no Ensino Médio da rede estadual. “O Piauí já é hoje o único estado do Brasil a ter uma disciplina de IA para todo o Ensino Médio. Agora vamos levar essa experiência também para o ensino fundamental. Com isso, seremos o primeiro estado do país a universalizar o ensino da IA em todos os municípios”, destacou.

Foto: Gabriel Paulino

O Governo do Estado apoiará os municípios com formação continuada de professores, material didático, adequação curricular e diagnóstico da infraestrutura tecnológica das escolas.

Gestão da Aprendizagem

Também lançado durante a solenidade, o Programa Gestão da Aprendizagem para os Municípios tem como objetivo fortalecer os resultados educacionais das redes municipais por meio de formação de professores, avaliações periódicas, monitoramento de indicadores e apoio pedagógico.

A iniciativa amplia o regime de colaboração entre Estado e municípios para garantir que os estudantes desenvolvam as habilidades previstas para cada etapa da educação básica. “O Estado vai apoiar com formação de professores, avaliações e materiais didáticos para que o estudante da escola pública municipal também aprenda o que tem que aprender na idade correta”, ressaltou Rafael Fonteles.

Discussion about this post

Publicidade




Mais Notícias

  • Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana
  • Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí
  • Júlio César, Georgiano Neto e Simone Pereira ensaiam adesão a grupo de motoristas de aplicativos e blog em Teresina
  • K-You Fest reúne fãs de K-pop neste sábado no Teresina Shopping
  • Indicadores da Atenção Básica em Teresina apontam avanços em 2026
  • Servidores participam de oficina prática sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros no IPMT
  • Encontro dos Amigos com Euler Monteiro: saiba data, horário e local do evento
  • II Corrida da Advocacia de Piripiri tem apoio do vereador Euler Monteiro
  • K-You Fest promove tarde de dança e cultura coreana no Teresina Shopping
  • Empresários e empreendedores de Cajueiro da Praia cobram compromisso de candidatos com turismo e desenvolvimento
  • 2º Festival Coreano de Teresina segue neste sábado com show de Kino, workshops e competição de K-pop cover
  • 2º Festival Coreano de Teresina abre programação com cosplay, música e participação de artista internacional

Publicidade




100% PIAUÍ

Cultura, Música, Cidades, Festas, Shows, Cotidiano, etc.




Notícias Recentes

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

Rafael destaca obras em saúde, energia e abastecimento de água durante agenda em Paulistana

4 de setembro de 2026
Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

Corre Terras ganha nova data no calendário de corridas do Piauí

4 de setembro de 2026
  • Sobre nós
  • O Piauí
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

No Result
View All Result
  • Home
  • Manchete
  • Política, Cultura, Esporte, Entretenimento e +
  • Mais destaques

© 2020 100% Piauí - O site verdadeiramente piauiense!

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In